terça-feira, março 25, 2008

REI DA ARÁBIA SAUDITA PROMOVE CONFERÊNCIA INTER-RELIGIOSA COM PARTICIPAÇÃO DE JUDEUS


O rei Abdul Aziz Ibn Saud acabou de anunciar que irá organizar uma conferência inter-religiosa que incluirá cristãos, muçulmanos e judeus. Entre os tópicos a discutir estarão questões como a moralidade e a decadência de valores tradicionais.
A ideia será promover o diálogo entre aderentes das três fés monoteístas.
O rei anunciou que o seu alvo ao promover este evento inter-religioso é tentar prevenir o declínio rápido da moralidade e dos valores tradicionais da família, tão evidente na nossa sociedade, e restaurar a lealdade e o cuidado mútuo como princípios guias neste mundo.
As publicações em língua árabe baseadas em Londres, al-Hayat e al-Sharq al-Awsat publicaram nesta Terça-Feira que o monarca saudita afirmou que a humanidade está actualmente a enfrentar uma séria crise moral. O rei mencionou também que conversou com o Papa Bento XVI em relação a estes possíveis encontros inter-religiosos e que o papa
"saudou-o olhos nos olhos como ser humano, numa reunião que ele não esquecerá tão cedo."
Os clérigos sauditas ficaram também entusiasmados com a conferência - segundo o monarca: "Com a ajuda de Alá, reunir-nos-emos com os nossos irmãos da Torah e do Novo Testamento. Juntos tentaremos prevenir a decadência da moral e dos valores familiares na nossa sociedade".
De facto, a possibilidade de judeus vindos de Israel estarem na Arábia Saudita (o berço do Islão) e conversarem com entidades muçulmanas é um feito relevante, que esperemos venha a ser bem sucedido e um exemplo para outros.
Shalom, Israel!

Sem comentários: