Segundo informações da TV egípcia, terroristas camuflados aproveitaram-se da confusão no Egipto para provocarem a explosão de um terminal de gás que fornece o produto para Israel e para a Jordânia.
A rádio de Israel informou entretanto que apesar de não terem havido estragos significativos, o fornecimento foi mesmo assim fechado como medida de precaução. Os estragos maiores tiveram lugar na conduta que leva o gás ate à Jordânia, sendo que a Jordânia está muito mais dependente deste gás do que Israel.
Segundo a TV egípcia, a explosão na conduta no Norte do Sinai é muito perigosa, com explosões tendo lugar em vários pontos. Na opinião de um repórter da TV, foi "uma grande operação terrorista".
O gabinete do primeiro-ministro de Israel já informou entretanto que "Israel está preparado para situações nas quais o fornecimento de gás do Egipto é interrompido, e temos a opção de mudar imediatamente para fontes de energia alternativas."
Esta explosão acontece numa altura em que Israel se prepara para trabalhar nas suas reservas de gás natural, recentemente descobertas, que poderão tornar Israel auto-suficiente de gás natural durante 100 anos, podendo ainda fazer de Israel um exportador deste precioso recurso natural.
Shalom, Israel!
Sem comentários:
Enviar um comentário