quinta-feira, fevereiro 24, 2011

OS IRMÃOS COEN VÃO SER HOMENAGEADOS EM TEL AVIV

Os realizadores norte-americanos de origem judaica ("Cohen") Joel e Ethan Coen estarão em Israel a meio de Maio próximo para receberem os prémios Dan David Prize para as áreas de Cinema e Sociedade, da parte da Universidade de Tel Aviv.
"Com controle sobre o final cut dos seus filmes, o seu envolvimento criativo faz deles uma parceria única na história das produções cinematográficas" - explicou ontem o comité responsável pela atribuição do prémio. O último filme dos irmãos Cohen, "Indomável" (True Grit) foi nomeado para 10 prémios da Academia.
A cerimónia da entrega dos prémios (1 milhão de dólares cada) será realizada na Universidade de Tel Aviv no dia 15 de Maio, com a presença do presidente Shimon Peres. Os vencedores dos prémios participarão em simpósios sobre cinema e sociedade, envelhecimento e evolução.
Os irmãos Coen quiseram lembrar as suas raízes judaicas das comunidades que vivem no centro-oeste dos EUA com o filme "Um Homem sério", filme que apreciei bastante, mas tenho que reconhecer que o filme produzido por esta dupla que mais me impressionou foi "Ó, irmão, onde estás?" (O Brother, Where Art Thou?) não só pelo inédito e imprevisível do tema, mas muito em especial pela excelente trilha sonora, que me obrigou a comprar o CD com as músicas do filme...
Joel Coen, com os seus já 54 anos, reconhece que sua mãe, historiadora universitária, era uma judia muito devota.
Sem dúvida uma dupla fabulosa, agora realizando um western que, na minha opinião, já fazia falta...
Parabéns, Ethan e Joel Coen!
Shalom, Israel!

Sem comentários: