quinta-feira, abril 21, 2011

MILHARES ESTA MANHÃ FESTEJAM A PÁSCOA JUNTO AO MURO OCIDENTAL

Vários milhares de judeus juntaram-se esta manhã de Páscoa para a cerimónia anual da Bênção Sacerdotal (Birkat Kohanim), no Kotel, o Muro Ocidental, mais conhecido por MURO DAS LAMENTAÇÕES. Este foi um dos maiores ajuntamentos de que há memória. Esta bênção sacerdotal está descrita no Livro de Números 6:23-27, e é declarada anualmente pelos sacerdotes neste 2º dia da Festa da Páscoa (1º para os judeus que vivem fora de Israel).
Esta cerimónia junto ao Muro tornou-se uma tradição depois da libertação da Cidade Santa durante a Guerra dos Seis Dias em Junho de 1967 e é feita em comemoração do mandamento bíblico de se visitar o Templo Sagrado nas 3 festividades anuais: na Pesach (Páscoa), no Shavuot (Pentecoste) e no Sukkot (Tabernáculos).
É também uma oportunidade para que muitos coatitas (os judeus que traçam a sua linhagem ancestral até Arão, o primeiro sumo-sacerdote de Israel) cumpram a obrigação bíblica de abençoarem a nação e para os não coatitas sejam abençoados (que segundo alguns é também um mandamento bíblico).
É importante notar que o Muro Ocidental é apenas uma parede de suporte do Monte do Templo no qual o próprio Templo assentava. Estas orações enfatizam o objectivo dos Judeus de regressarem ao Monte, e não às praças adjacentes. As orações dizem:
"Traz-nos a Sião, a Tua Cidade, com alegria e a Jerusalém, a Casa do Teu Santo Templo com satisfação eterna... Edifica a Tua Casa como no início, e estabelece o Teu Templo na Sua fundação; mostra-nos a sua edificação e alegra-nos com a sua rectificação...a ele ascenderemos nós e seremos vistos, e nos curvaremos diante de Ti nas nossas três festas."
Shalom, Israel!

1 comentário:

ignacio semonides a,c disse...

meu querido amado meu maior sonho desde que era uma criança e um dia conhecer O QUERIDO ESTADO DE ISRAEL,
oro acriador para que ELE me ajude a realizar este sonho, ignacio