quarta-feira, fevereiro 12, 2014

"A UNIÃO EUROPEIA ESTARÁ SEMPRE AO LADO DE ISRAEL" - PROMETEU O PRESIDENTE DO PARLAMENTO EUROPEU NO SEU DISCURSO DESTA MANHÃ AO PARLAMENTO DE ISRAEL

Até quanto valem as promessas? Quando feitas por políticos, normalmente geram imensa desconfiança, quando não até descrédito.
De visita oficial a Israel, o alemão Martin Schulz, actual presidente do Parlamento da União Europeia, afirmou esta manhã na sua intervenção no Knesset - parlamento israelita - que a União Europeia estará sempre "ao lado de Israel". Esta afirmação foi feita a meio de um discurso no qual este líder alemão salientou a necessidade de se recordar o Holocausto, revelando ainda a sua perspectiva pessoal sobre os crimes cometidos na sua terra natal durante a 2ª Guerra Mundial.

O discurso de Schulz foi aplaudido por uma casa completamente cheia, após ter sido introduzido pelo líder da assembleia do Knesset, o deputado Yuli Edelstein, que comentou positivamente a importância dos laços políticos, científicos e culturais entre a Europa e Israel.
"A Primavera Árabe levou a crises na região que colocam novos desafios tanto a Israel como à União Europeia" - afirmou Schulz, acrescentando no entanto que Israel e a União Europeia juntos podem lidar com as mudanças.
Houve no entanto algum mal estar na sala do parlamento devido ao facto de o líder europeu ter falado em alemão, provocando reacções negativas a elementos de partidos da direita: "Não vejo qualquer interesse em ouvir no parlamento do estado judaico um discurso numa língua usada para forçar os nossos pais a entrar nos comboios e nas fornalhas" - afirmou um dos deputados na sua página do facebook.
No seu discurso de abertura, Edelstein aludiu às preocupações de Israel com o aumento do anti-semitismo na Europa, citando os casos da Hungria e da Grécia, que assistem a um forte crescimento da extrema-direita. "Contudo," - afirmou Edelstein - "eles não estão sozinhos nem estão na marginalidade."
O presidente da Parlamento Europeu por seu lado mencionou no seu discurso as conversações  para o processo de paz a decorrer entre israelitas e palestinianos sob o auspício do secretário dc estado norte-americano John Kerry:
"A Europa apoiará este longo caminho para a paz que necessita de duras concessões de ambas as partes" - afirmou Schulz, citando ainda as duas iniciativas europeias anteriores, nomeadamente a Conferência de Madrid de 1991 e os Acordos de Oslo de 1993, as quais ele denominou como "esperanças não cumpridas."
Referindo-se ao Holocausto nazi, Schulz afirmou também o seu dever de como alemão honrar o juramento "nunca mais."
Aludindo a questão do anti-semitismo, o líder europeu afirmou que a Europa está a trabalhar para combater o anti-semitismo e o ultra-nacionalismo: "Criámos um sistema imunitário contra o ódio e as guerras. Defendemos o direito à existência de Israel e do povo judeu poder viver em paz e segurança."
E acrescentou: "Israel é a esperança de um povo poder viver em liberdade na sua terra. É uma esperança tornada realidade, um sonho da humanidade."

"A EUROPA NÃO BOICOTARÁ ISRAEL"
Ontem mesmo, no início da sua visita a Jerusalém, o presidente do PE afirmou que a Europa não tinha nem iria boicotar Israel: "Não há nenhum boicote. No Parlamento Europeu não existe com certeza uma maioria que apoie um potencial boicote."
Schulz informou ainda o líder da oposição que os boicotes europeus a Israel não são políticos, acrescentando que "os boicotes europeus a Israel não eram políticos, mas ligados ao sector comercial", insistindo ainda que "não haverá nenhuma decisão na Europa para boicotar Israel."
A ver vamos...
Shalom, Israel!

3 comentários:

Luciano de Paula Lourenço disse...

Discurso ardiloso. Deste quilate, Israel já caiu muitas vezes. Acorda Israel!!!

Bruno disse...

Essa é a famosa política do morde e assopra, diante dos holofotes eu quero o bem de todos, mas sabemos que as coisas não são simples assim, sobre ele falar em alemão, bem, do meu ponto de vista não tem nada de mais, o cara é alemão, nada mais natural ele falar na sua lingua, isso daí é coisa de gente que fica procurando pelo em casca de ovo. Japão levou uma bomba na cabeça dos americanos e eles hoje se dão super bem.

Anónimo disse...

Confiar no homem...sabemos não ser essa uma boa ideia, quando político então...revela-se um grande erro, mas a Europa a prejudicar Israel só tem a colher o mal.

Só uma observação.Besteira sem sentido essa de de um depositado falar mal da língua alemã.Besteira é a mesma coisa que dizer que os alemães são nazistas.Toda generalização é burra e prima da ignorância.


Fabiana

Brazil