quarta-feira, março 05, 2014

ÚLTIMA HORA! ISRAEL CAPTURA NAVIO IRANIANO CARREGADO DE ROCKETS PARA A FAIXA DE GAZA

As Forças de Defesa de Israel estão de parabéns!
Numa acção de grande coragem e envergadura, forças de elite israelitas capturaram em pleno mar, a caminho do Sudão, um navio do irão carregado de rockets de grande alcance destinados aos terroristas da Faixa de Gaza.
A operação digna de um filme de acção "tipo 007" foi realizada ontem à noite, e o barco iraniano conduzido até ao porto israelita de Eilat.
NAVIO IRANIANO KLOS-C
Tropas de elite da Marinha de Israel - unidade Shayetet 13 - abordaram o navio em pleno mar na fronteira marítima do Sudão e da Eritréia - uns 1.500 kms a sul de Israel.
O barco iraniano, denominado Klos C, navegava sob o pavilhão panamiano, tinha zarpado do Irão há 10 dias atrás e navegava em direcção do Sudão, onde deveria chegar amanhã, transportando um carregamento de rockets de nível avançado, capazes de atingir alvos até 200 kms de distância.
Os 17 membros da tripulação a bordo - representando diversas nacionalidades - estão sendo agora investigados pelo seu envolvimento na abortada operação de contrabando de armas. O interrogatório irá continuar em Israel.
Do grande carregamento de armas, constavam os famosos foguetes iranianos 302m, fabricados no Irão, e que caíram em Haifa durante a Segunda Guerra no Líbano em 2006. 
Segundo as Forças de defesa de Israel, os rockets eram originários da Síria, onde o Irão tem armazenados imensos arsenais. Tinham entretanto sido levados por via aérea para o Irão, onde foram carregados para o navio iraniano Klos C, que zarpou até ao Iraque, onde as ramas foram escondidas dentro de caixas de cimento.
O navio deixou depois o porto iraquiano de Umm Qasr, entrou no Mar Vermelho, rodeou o porto de Oman e dirigia-se depois para o Sudão.
A rota do navio foi seguida de perto pelas forças israelitas. 
"Há clara indicação a partir do navio que estes são rockets dos quais o Irão é responsável" - informou um oficial israelita, acrescentando: "Os rockets destinavam-se a grupos terroristas na Faixa de Gaza."

TRANSFERÊNCIA DE ARMAS IRANIANAS
Desde há muito tempo que Israel tem informado o mundo que o Irão tem andado a transferir armas para grupos terroristas em todo o mundo, especificamente para o Hezbollah no Líbano, e para o Hamas na Faixa de Gaza, através do Sudão e o Iémen.
Em Abril do ano passado, a Marinha egípcia capturou um navio com um enorme carregamento de armas, perto da parte sul da península do Sinai. A agência noticiosa turca confirmou que se tratava de um barco de pesca iraniano, com o nome "Sawit 1", informando ainda que o mesmo carregava 62.283 armas de fogo, incluindo espingardas sniper, AK-47, RPG, e enormes quantidades de munições.
Em 2009 os comandos israelitas abordaram o "Francop", uma embarcação que se dirigia para a Síria contendo imensas quantidades de armamento destinado ao grupo terrorista Hezbollah.
A operação mais famosa foi realizada em 2002, com a intercepção do barco "Karin-A" no Mar Vermelho. Foram na altura encontradas a bordo várias toneladas de munições que seguiam do Irão para a Faixa de Gaza.

Parabéns, Israel!



Sem comentários: