segunda-feira, abril 06, 2015

AO FIM DE 2 MIL ANOS, CORDEIRO PASCAL VOLTA A SER SACRIFICADO EM JERUSALÉM

Uma multidão entusiasmada assistiu em Jerusalém a um ritual que transportou as personagens até ao ano 200 a.C., quando um grupo de coatitas trajados a rigor, e na presença do rabino mor de Jerusalém e de líderes municipais desfilaram próximo do Monte do Templo, entoando hinos e carregando um cordeiro mais tarde sacrificado como oferta pascal, tudo segundo os rituais antigo ditados pela Lei.
Membros do grupo "Fiéis do Monte do Templo" executaram este ritual, ansiando um dia poder realizá-lo já em cima do Monte do Templo, como antigamente se fazia, antes da destruição do 2º Templo de Jerusalém no ano 70 d.C.

Os levitas deste movimento sacrificaram o cordeiro segundo os preceitos bíblicos, tirando a sua pele, derramando todo o sangue do animal sobre um altar previamente erigido, queimando alguns dos seus órgãos em cima do altar, assando a carne, tudo isto a meio do toque de trombetas e do entoar de canções apropriadas.
Apesar deste grupo ser marginalizado pela maioria dos rabinos, a verdade é que este ano se assistiu à presença nunca antes vista de alguns dos mais importantes rabinos, tendo até o município de Jerusalém contribuído financeiramente para o evento.
Presente no evento esteve também o activista Yehuda Glick, que sobreviveu a uma tentativa de assassinato por um terrorista árabe há cerca de seis meses atrás.
Segundo este activista, na altura do atentado, os médicos deram-lhe apenas entre 2 a 5% de chances de sobrevivência. 
"Os meus filhos vieram ao hospital para se despedirem de mim" - testemunhou Glick, acrescentando: "Gostaria de poder oferecer um sacrifício expressando a minha gratidão, mas ainda não o podemos fazer agora. Quem sabe, se em breve não o poderemos fazer?"

Shalom, Israel!

1 comentário:

Antonio Gomes disse...

Bem , quanto a esse assunto, sacrifício de animais, creio pessoalmente que isso é algo primitivo, que Nosso Pai não quer tal coisa... Acho errado, principalmente se houver sofrimento do animal...