As Forças de Segurança de Israel descobriram um "túnel para terrorismo" dentro do território israelita com origem na Faixa de Gaza.
Ainda que o túnel tenha sido descoberto há uma semana e meia atrás, a divulgação apenas foi feita hoje, por razões estratégicas, obviamente.
Segundo as fontes oficiais israelitas, o túnel já foi "neutralizado", ainda que não se saiba se isso significa que tenha sido destruído ou apenas selado.
As Forças de Defesa de Israel identificaram o grupo terrorista Hamas como responsável pela construção do túnel, afirmando que o mesmo foi feito para "a realização de ataques contra civis em Israel."
Este foi o primeiro túnel descoberto em Israel desde o final do conflito com o Hamas, na Faixa de Gaza, no Verão de 2014. Durante esse conflito, Israel descobriu e destruiu 34 túneis preparados para actos terroristas em território israelita.
O Hamas prometeu continuar a fazer e utilizar túneis para atacar Israel. Ainda na semana passada, numa manifestação realizada na Faixa de Gaza, o líder terrorista Ismail Haniyeh jurou: "A espingarda e o túnel são o nosso compromisso."
Apesar de o Hamas ter tentado convencer que este túnel já era "antigo", anterior à guerra de 2014, a verdade é outra: ele é bem recente, e foi escavado uns 30 a 40 metros abaixo do solo, penetrando algumas dezenas de metros dentro do território israelita.
Israel tem instalado recentemente sistemas de detecção de túneis, tendo alguns até desabado, provocando a morte de alguns trabalhadores contratados pelos terroristas do Hamas.
Shalom, Israel!
Sem comentários:
Enviar um comentário