O ministro dos Transportes de Israel Yisrael Katz anunciou planos parar levar a linha de comboios rápidos que unirão Tel Aviv à capital Jerusalém até ao próprio Muro Ocidental, o símbolo do judaísmo mais acarinhado em todo o mundo.
O plano irá ser discutido com o ministro das Finanças e outras autoridades de Jerusalém, prevendo-se que a linha férrea prossiga até à Cidade velha, contornando-a através de um túnel e chegando até à esplanada do Muro.
Segundo Katz, a extensão da linha férrea aliviaria a pressão sobre a estação central de Jerusalém, ao mesmo tempo que facilitaria as deslocações de turistas, estudantes e outros que pretendam chegar até ao Muro directamente do centro do país.
"A linha rápida para Jerusalém é o maior projecto até à data no plano de desenvolvimento das linhas férreas de Israel" - afirmou Katz, acrescentando: "Permitirá a milhares de trabalhadores deslocarem-se a e de Jerusalém, chegando à capital de forma rápida e confortável."
A nova linha de comboios entre Tel Aviv e Jerusalém já foi planeada em 2001, e tem um custo previsto de 1,8 biliões de dólares. Prevê-se que reduza o tempo de viagem dos actuais 78 minutos, para uns meros 28 minutos.
Os comboios rápidos atingirão uma velocidade de 160 kms por hora, partindo a cada 15 minutos em ambos os sentidos, e transportando até 1.000 passageiros de cada vez.
Apesar de todos os atrasos causados principalmente pelos ambientalistas, prevê-se que a obra fique finalizada no final de 2017, e que na Páscoa de 2018 os primeiros passageiros possam já fazer uso destes novos comboios rápidos.
Para além deste fantástico avanço, está também previsto o aumento e alargamento da linha de metro em Jerusalém, de forma a chegar ao Hospital Hadassah em Ein Kerem, e à Universidade Hebraica no Monte Scopus.
Shalom, Israel!
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