Qasr al-Yahud é um local bíblico de extrema importância para judeus e cristãos.
Ali Jesus foi imerso (baptizado) nas águas pelo profeta João Baptista, foi naquela parte do rio Jordão onde se acredita que o povo de Israel atravessou a seco para a Terra Prometida, e foi também ali que se crê que o profeta Eliseu realizou vários milagres após a subida ao céu "num carro de fogo" do profeta Elias.
4.000 MINAS TERRESTRES
Este local fronteiriço que separa Israel da Jordânia, localizado a cerca de 10 quilómetros de Jericó, está no entanto pejado de minas terrestres naquela zona onde se encontram 7 igrejas cristãs, juntamente com várias capelas e mosteiros, algumas delas cheias de marcas de balas nas suas paredes, uma vez que serviram no passado para o esconderijo de terroristas que tentavam penetrar em território israelita. As igrejas estão abandonadas desde há décadas, sabendo-se que algumas estão armadilhadas.
Desde 2011 que Israel abriu um caminho de acesso até ao rio Jordão para os milhares de peregrinos que ali se deslocam para conhecer o local onde Jesus foi baptizado, especialmente os crentes ortodoxos que ali vão para celebrar a epifânia, no dia 18 de Janeiro.
A empresa britânica "Halo Trust", especializada na limpeza de minas terrestres, vai dentro de poucas semanas iniciar o trabalho de desminagem, calculando-se que só nuo espaço de um quilómetro quadrado existam 2.600 minas anti-tanque e 1.200 anti-pessoais.
Calcula-se em 4 milhões de dólares o custo de toda a operação, sendo que o Ministério da defesa de Israel irá também contribuir para os custos de todo o projecto.
A maior parte das 7 igrejas cristãs ali presentes foram erigidas nos anos 30 durante o mandato britânico. Espera-se que após o processo de desminagem estas igrejas possam voltar a atrair muitos peregrinos e turistas cristãos.
Cerca de 53% dos actuais turistas que entram em Israel são cristãos, tendo 1,5 milhões visitado Israel durante o ano de 2016.
As águas do Jordão naquele local são bastante poluídas, mas a construção de 3 plantas de tratamento de águas naquela região tornaram as águas próprias para o baptismo de todos quantos o querem fazer naquele local de tão grande simbolismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário