terça-feira, maio 22, 2018

ISRAEL FOI O PRIMEIRO PAÍS A USAR EM COMBATE O NOVO CAÇA NORTE-AMERICANO F-35

Nem os próprios fabricantes do moderno avião de guerra norte-americano, o caça F-35, fizeram ainda uso em combate do seu novíssimo e sofisticado produto: essa "honra" tinha de ficar para Israel...
Hoje mesmo, o comandante da Força Aérea de Israel, o major-general Amikam Norkin. informou que Israel já anda a utilizar estes novos aviões no espaço aéreo do Médio Oriente:
"Estamos a voar o F-35 em todo o Médio Oriente. Tornou-se parte das nossas capacidades operacionais. Fomos os primeiros a atacar usando o F-35 no Médio Oriente, e já atacámos duas vezes em diversas frentes" - informou o comandante.
Os comentários de Norkin foram acompanhados da projecção de imagens de um F-35 voando sobre a capital do Líbano, Beirute, em pleno dia. Não foi no entanto mencionado o dia em que tal aconteceu.
Israel confirmou já em Dezembro passado a capacidade inicial de operação deste avião a jacto mais avançado do mundo, após ter recebido 9 exemplares do mesmo. A Força Aérea espera vir a receber um total de 50 destes aviões de combate até 2024, de forma a completar 2 esquadrilhas de combate aéreo.
Com uma capacidade extrema de iludir os radares inimigos, este novo avião é capaz de operar sem ser detectado em território inimigo profundo, como no Irão, bem como escapar aos sistemas avançados de defesa anti-míssil, como é o caso do russos S-300 que Teerão anunciou em Março passado terem ficado operacionais.

Shalom, Israel!

Sem comentários: