segunda-feira, fevereiro 18, 2019

BOAS NOTÍCIAS DO MAR DA GALILÉIA

Após um Inverno bastante chuvoso no Norte de Israel, o nível das águas do Mar da Galiléia - que de facto não é um mar, mas um lago de água doce - atingiu um recorde nestes dois últimos anos, ultrapassando já a "linha vermelha", mas ainda longe da reposição necessária para compensar a seca de 5 anos seguidos.
As águas do Mar da Galiléia encontram-se a 213 metros abaixo do nível das águas do mar.
O nível actual está 23,5 centímetros abaixo do "nível vermelho", restringindo assim a livre distribuição destas águas para as muitas necessidades em Israel, uma vez que é o principal recurso de água potável de todo o país.

SUBIDA DE 1,405 METROS
Como resultado das chuvas intensas deste Inverno, as águas subiram cerca de 1,405 metros em relação ao nível anterior, esperando-se ainda uma maior subida como consequência de mais chuvas e do derreter da neve acumulada nos Montes Hermon, cuja água fresca desaguará no lago.
O nível ideal das águas do lago deveria estar mais de 4 metros acima do nível actual. Durante o Verão, as águas evaporam-se a uma média de um centímetro por dia, e no ano passado Israel sofreu a pior seca dos últimos 100 anos.

Shalom, Israel!

Sem comentários: