PRIMEIRO-MINISTRO DE ISRAEL SAÚDA EFUSIVAMENTE O "NOVO AMIGO": O MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DE OMAN |
Representantes de cerca de 60 países são hoje esperados para a cimeira patrocinada conjuntamente pelos EUA e Polónia subordinada ao tema: "Cimeira Ministerial para promover um futuro de paz e segurança no Médio Oriente."
Dentre as 60 representações nacionais, conta-se o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e os ministros das Relações Exteriores de 10 países árabes.
Apesar de inicialmente pensar-se que a conferência enfatizaria essencialmente a questão da ameaça do Irão, um comunicado recente do secretário de estado norte-americano Mike Pompeo e do ministro polaco para as Relações exteriores Jacek Czaputowicz informou que a cimeira irá tratar especificamente das guerras civis na Síria e no Iémen, bem como do conflito israelo-palestiniano e outros assuntos ligados à segurança regional.
Sabe-se no entanto "nas entrelinhas" que a cimeira irá prestar atenção às ameaças regionais colocadas pelo regime iraniano, não só contra o estado judaico, como a toda a região do Médio Oriente.
Não haverá delegação palestiniana presente nesta cimeira, uma vez que os líderes palestinianos têm alegado que a mesma só serve para promover os interesses anti-palestinianos da actual administração norte-americana.
Uma coisa é certa: é visível a aproximação entre Israel e alguns estados árabes, como é o caso recente de Oman, com cujo ministro das Relações Exteriores Netanyahu já teve um amistoso encontro esta tarde "às margens" da conferência...
Nas palavras proferidas hoje pelo líder do Oman: "Há uma nova era no Médio Oriente"
Shalom, Israel!
Sem comentários:
Enviar um comentário