quinta-feira, novembro 26, 2020

ARQUEÓLOGO ALEGA TER DESCOBERTO A CASA ONDE JESUS VIVEU EM NAZARÉ

 

Segundo Ken Dark, professor assistente de arqueologia na Universidade de Reading, Reino Unido, uma rocha e um edifício funerário sob um convento em Nazaré, Israel, poderão ter sido a casa de Jesus enquanto viveu com os Seus "pais": "Cinco anos de informações recolhidas de intensas pesquisas no campo consolidaram as evidências de se tratar de uma casa do 1º século" - afirmou Ken numa entrevista ao jornal britânico MailOnline.

A residência já havia sido encontrada nos anos 1880 quando freiras do convento das "Irmãs de Nazaré" deram com uma cisterna, e deram conta de que a mesma havia sido construída com profissionalismo comensurável com a palavra grega utilizada no texto de Mateus 13.55 relacionado com a ocupação de José. A palavra grega aí usada "tektón" significa um artesão que trabalha com madeira, perito em carpintaria, mas também detentor de outras artes manuais. O arqueólogo pensa que o pai de Jesus - José - teria ele mesmo construído a casa em função das suas capacidades.

A casa que o arqueólogo tem andado a escavar desde 2006 tinha uma sala de estar, uma despensa e um pátio, bem como um segundo piso para habitação. "A escada foi construída com habilidade, fazendo uso de uma gruta natural, com outra parte da cave sendo usada para suporte do tecto da sala" - indicou Ken.

Outros notáveis elementos originais preservados incluem uma entrada e um piso em calcário, ambos feitos com grande habilidade manual. As escavações ali efectuadas trouxeram à luz artefactos, tais como utensílios de cozinha e um fuso. 

A Bíblia diz em Lucas 3.4: "E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de David, chamada Belém (porque era da casa e família de David)."

O imperador havia decretado um censo, fazendo com que José se deslocasse à sua terra natal, a uns 100 quilómetros em linha recta, mas, um caminho de cerca de 150 quilómetros via trilhos antigos. Nazaré teria na altura entre 200 a 400 habitantes, e não era muito conhecida. Nem sequer é mencionada no Antigo Testamento. "Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?" - perguntou Natanael a Filipe em João 1.46.

Nazaré é actualmente uma cidade com uma população de cerca de 60.000 árabes israelitas.

O sítio da casa alegadamente de José fica perto da actual Igreja da Anunciação, no centro da cidade actual de Nazaré. O pesquisador bíblico Victor Guérin identificou a casa como sendo de José já nos anos 1880, e os trabalhos realizaram-se ali pelos próximos 50 anos. Em 1936, o então arquitecto Henri Sènes, um padre jesuíta do Institituto Pontífico Bíblico de Jerusalém começou a investigar a casa mas não publicou quaisquer achados, fazendo com que a mesma perdesse a atenção e interesse públicos.

Pouco ou quase nada mais aconteceu até a casa despertar a atenção de Dark. Em 2015, ele publicou o artigo "Terá sido encontrada a casa de Jesus em Nazaré?" na prestigiada revista "Biblical Archaelogy Review". Na altura, ele escreveu o seguinte: "Ela (a casa) foi construída através do corte numa encosta calcária  que se inclinava para um vale abaixo, deixando paredes isoladas cuidadosamente alisadas às quais foram acrescentadas paredes construídas em pedra."

Igrejas das eras bizantina e dos cruzados erigidas sobre a casa permitiram a sua conservação. Antes disso, uma congregação reunia-se num edifício contíguo num espaço escavado nas rochas e datando da época em que o império romano abraçou o cristianismo, por volta dos anos 330 d.C.

"Foi esta a casa onde Jesus cresceu?" - perguntou retoricamente Dark no seu artigo, acrescentando: "É impossível dizê-lo com bases arqueológicas, mas também não existe nenhuma razão arqueológica para se descartar tal identificação. Aquilo que podemos dizer é que os bizantinos provavelmente acreditavam que era."


Shalom, Israel!

Sem comentários: