quarta-feira, novembro 04, 2020

O MUNDO CONTINUA A IGNORAR O APOIO HUMANITÁRIO DE ISRAEL À FAIXA DE GAZA

 

Muitas vezes ouve-se por aí que Israel é um país criminoso que bloqueou e abafou o povo de Gaza, não permitindo que bens essenciais ali possam entrar para socorrer a população do enclave. Nada mais longe da realidade...

Israel é o principal fornecedor de bens à população de Gaza, oprimida pelos carrascos do Hamas. Milhões de toneladas de ajuda israelita têm entrado em Gaza nos últimos anos, ao contrário do que se imagina e se propaga pelas cadeias de informação tendenciosas e envenenadas pelo antissemitismo. 

As Forças de Defesa de Israel criaram uma organização humanitária responsável por canalizar ajuda aos palestinianos nos territórios sob sua administração. Trata-se da "COGAT" - Coordenação das Actividades Governamentais nos Territórios. A ênfase desta ajuda são as populações civis. 

A ajuda a Gaza é feita através da passagem fronteiriça de Kerem Shalom. Segundo a "COGAT", durante a última semana de Outubro, entraram em Gaza vindos de Israel 2.291 camiões carregando 69.063 toneladas de bens e equipamento. Tem sido também fornecido combustível, totalizando 3,5 milhões de litros de gasolina e diesel, para além de 130 toneladas de gás de cozinha.

Estes gigantescos suprimentos põem a nu as mentiras dos grupos pró-palestinianos que alegam que Gaza está sob um cerco montado pelos israelitas e pelos egípcios.

A passagem de Kerem Shalom funciona cinco dias por semana, o que significa que na semana passada uma média de mais de 450 camiões atravessaram diariamente a fronteira com ajuda humanitária, incluindo alimentos, medicação e equipamento médico, roupas e materiais de construção. 

Há algum tempo atrás a ONU acusou o Hamas de "estar a roubar do seu próprio povo e aumentando o sofrimento dos palestinianos em Gaza", ao desviar alguma da ajuda que ali chega, especialmente cimento que é usado pelo Hamas para construir túneis militares em vez de casas para a população.

Israel permite também a saída de Gaza de toneladas de bens comerciais, incluindo produtos agrícolas como morangos, que a população de Gaza exporta para países como os Emirados e o Catar. 

Esta é a verdade. 

Shalom, Israel!

1 comentário:

olga disse...

Que Deus abençoe Israel! Seria bom que todos pudessem viver em paz e usufruir de liberdade, proteção. Infelizmente, as vezes, o inimigo real está dentro do próprio território. Aqueles que dizem proteger o povo palestino são os que realmente usam este povo para atingir Israel.
Vamos crer que um dia tudo isto chegue ao fim. A verdadeira Paz reinará um dia e sua cidade sede será Jerusalém!
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.
Zacarias 8:23
Shalom! Shalom! Shalom!
Olga