terça-feira, julho 24, 2007

DIA 9 DO MÊS DE AVIV

Recordam-se hoje em Israel e entre o povo judeu algumas das tragédias que marcaram a História deste povo eleito. Tristes "coincidências" que levam todo o judeu a reflectir e a preocupar-se com o seu futuro, uma vez que parece que o mundo ainda não aprendeu com as lições do passado.
Foi exactamente neste dia 9 do mês de Aviv, que coincide com o dia de hoje (24 de Julho), que o 1º templo de Salomão e o 2º templo construído por Herodes foram destruídos. Mas a funesta coincidência de datas aponta ainda para este dia a tomada de decisão de Hitler para a "decisão final", a investida da Inquisição espanhola, e o início da expulsão dos judeus da Inglaterra.
Para os judeus praticantes da religião, este é um dia para jejuar e lamentar. Muitos judeus passam o dia a estudar a Bíblia (Velho Testamento), quer junto ao Muro Ocidental - denominado por isso de Muro das Lamentações - ou em sinagogas locais,
à medida que oram e anseiam pela construção do 3º Templo, conforme profetizado por Ezequiel.
Hoje mesmo, Tony Blair, nomeado porta voz da UE para a questão do Médio Oriente, visitou Israel e os territórios autónomos para tentar relançar o processo de paz. Se ele soubesse no que se está a meter, fugiria dessa proposta tão envenenada. Outros antecessores tentaram, mas caíram em desgraça: Yihzak Rabin foi assassinado, Clinton fracassou em questões morais, Arafat morreu com sida, etc. Deus amaldiçoou aqueles que repartem a Sua terra, mas estes homens não ouvem a voz de Deus... Tentam resolver algo que só Deus pode solucionar. E a solução está profetizada... basta ler o Livro dos Livros!
Shalom, Israel!

Sem comentários: