sexta-feira, julho 06, 2007

ISRAELITAS ABENÇOAM AGRICULTURA PORTUGUESA


Israelitas ensinam agricultores
portugueses a cultivar com pouca
água. Os agricultores transmontanos
vão conhecer durante a próxima
semana as mais avançadas tecnologias
de regadio desenvolvidas por israelitas

«Com menos água do que nós, eles conseguem fazer maravilhas», afirmou Fernando Brás, dirigente da Associação de Agricultores de Trás-os-Montes, a promotora desta iniciativa, que é apoiada pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

Uma comitiva de técnicos, empresas e representantes do governo israelita vão visitar, entre segunda-feira e sábado, as zonas transmontanas de maior produção agrícola e fazer demonstração de técnicas para regadio.

Durante esta semana terão lugar também reuniões de trabalho e conferências com organizações de produtores, regantes, e empresas de comercialização de produtos agrícolas.

Israel não tem a abundância de rios e lençóis de água doce como a região Transmontana, mas conseguiu tornar produtivas terras áridas, com pouco quantidade de água, um bem que por ser escasso se tornou, no Médio Oriente, precioso, e motivo de conflito entre povos.

Pomares e culturas hortícolas germinam no deserto graças a técnicas que tornaram os israelitas pioneiros na gestão e utilização da água e tecnologias para regadio.

Segundo o dirigente transmontano, cinco empresas e técnicos daquele país vão fazer demonstrações das soluções existentes para maximizar os recursos hídricos e adaptar os sistemas de rega às reais necessidades.

Estas acções acontecem num ano excepcional para os agricultores, em que as barragens estão cheias, garantia de que não há falta de água, apontada como principal impedimento da exploração de todas as potencialidades agrícolas da região.

A questão com que vão ser confrontados os agricultores é se haverá realmente falta de água ou se será possível racionalizar a que existe e diminuir os custos com o regadio.

Um sensor de humidade pode ser o suficiente para poupar água num sistema de rega, permitindo desligar o mecanismo quando o solo estiver suficientemente irrigado.

Este exemplo foi apontado por Fernando Brás, que é também presidente da junta de regantes do Vale da Vilariça, um dos mais férteis do país, onde centenas de agricultores se queixam frequentemente da falta de água.

O vale é irrigado por duas barragens e uma terceira encontra-se em enchimento e irá permitir a duplicação da área de regadio até aos dois mil hectares.

Fernando Brás questiona-se se não será possível gerir este perímetro de rega electronicamente, a partir da sede da associação, aproveitando as tecnologias existentes.

Esta solução ou outras, como a activação dos sistemas via telemóvel, diminuem também os custos com o regadio, já que deixaria de ser necessário activar manualmente e em cada exploração os sistemas de irrigação.

Sensibilizar os agricultores para estas questões é a finalidade da deslocação da comitiva israelita durante uma semana a Trás-os-Montes e Alto Douro.

Os técnicos israelitas vão visitar barragens e explorações e contactar com organizações e produtores na Vilariça, em Mirandela, Valpaços, Vila Nova de Foz Côa e Armamar.

Lusa/SOL

As profecias bíblicas dizem que de Israel virá a bênção para o mundo. Sem dúvida que, se o mundo descobrisse a realidade e o potencial de Israel, deixaria de voltar as costas à nação e ao povo que tanto têm para nos ensinar, e a bênção viria para todos.

Shalom, Israel!

Sem comentários: