sábado, outubro 27, 2007

REACTOR NUCLEAR SÍRIO JÁ EXISTIA HÁ MUITO...


O reactor: antes e depois

Peritos que examinaram novas imagens de satélite recolhidas em 2003 calculam que a construção do complexo sírio bombardeado por Israel começou há 6 anos atrás.
O jornal americano New York Times noticiou na edição de hoje que analistas independentes chegaram à conclusão de que a construção do suposto reactor nuclear na Síria que foi bombardeado por Israel no passado mês de Setembro pode ter começado a ser construído já em 2001.
Como evidência, os analistas referiram-se a imagens de satélite tiradas ao complexo em 2003 por uma empresa privada.
As novas imagens apresentam trabalhos de construção de grande escala no local em causa. A Síria acusou Israel de ter efectuado um raide aéreo ao seu território no início de Setembro mas negaram que o alvo fosse um reactor nuclear. Analistas americanos que estudaram as novas imagens agora difundidas asseguraram que o complexo oferecia uma credível ameaça nuclear.
A conclusão dos peritos de que a construção no local começou já em 2001 pode sustentar a idéia de que a Coréia terá começado a ajudar a Síria em finais dos anos 90.
No início desta semana novas filmagens da região mostraram que a estrutura tinha sido completamente arrasada depois do raide israelita, numa aparente tentativa por parte dos sírios para esconderem qualquer evidência comprometedora.
Será que alguém pode duvidar das intenções dos vizinhos de Israel?
Shalom, Israel!


Sem comentários: