terça-feira, abril 01, 2008

ABRIU EM JERUSALEM O MUSEU E CENTRO GENEALÓGICO DO REI DAVID


Desde Março que abriu o mais recente museu em Jerusalém: o MUSEU E CENTRO GENEALÓGICO DO REI DAVID.
Localizado no coração da cidade velha de Jerusalém, este museu é uma celebração ao rei mais celebrado em toda a História Judaica, o autor do Livro dos Salmos, e assunto principal do livro de Samuel. O museu reflecte a inquebrável ligação judaica à cidade de Jerusalém, que foi inicialmente conquistada e feita capital de Israel pelo rei David.
A exposição permanente exibe artefactos dos períodos do primeiro e do segundo templo, incluindo cerâmicas, objectos em barro, moedas, pontas de lanças, e outras peças. Há também uma secção dedicada a artigos em forma impressa relacionados com o rei David e o Monte do Templo, como o primeiro trecho impresso conhecido do Livro dos Salmos, publicado em 1511, e uma colecção de impressões originais que datam desde 1696 até aos tempos actuais. Uma outra secção do Museu apresenta uma série de especiarias engarrafadas. Misturadas nas proporções correctas, as especiarias eram juntadas para produzir o incenso que era utilizado diariamente no Templo sagrado.
Além do Museu, o espaço ainda abriga o Centro Genealógico do Rei David, apresentando uma impressionante amostragem de árvores genealógicas que recuam até há 3.000 anos atrás.
Os visitantes do Museu são rapidamente transportados aos tempos davídicos, com guias vestidos com roupagens tradicionais dos tempos do Templo e manequins expostos que mostram as vestimentas ordenadas pela Bíblia para o sumo sacerdote e seus assistentes.
Representantes do Museu afirmam que o Centro ajudará a revolucionar a forma como os judeus olham para o rei David e o próprio judaísmo.
"A dinastia do Rei David tem um papel especial em ajudar a nação de Israel a entender que não só apenas israelitas. Eles são Judeus. E a compreenderem aquilo que o rei David queria: Unirem-se, serem uma nação unida."
O curador do Museu, Yisrael Cohen, leva os comentários ainda mais adiante, ao afirmar que os actuais judeus e israelitas têm uma lição primária a aprender do rei David:
"O rei David foi o primeiro rei a unir o povo judeu, ao trazê-los das tribos para formar uma nação. Ele tornou-se um líder, um dos líderes inquestionáveis do povo judeu, e o seu legado dura até aos dias de hoje. A minha maior esperança é que possamos produzir hoje um rei como o Rei David" - afirmou.
Profético, não será?
Shalom, Israel!

Sem comentários: