sábado, abril 05, 2008

LAÇOS ECONÓMICOS APROXIMAM ISRAEL E A UNIÃO EUROPEIA


Buscando desenvolver laços económicos mais próximos da União Europeia, Israel tem-se rapidamente integrado no mercado europeu e está agora incluído entre os mais proeminentes parceiros económicos da UE, tal como acontece com os EUA, Rússia, Índia e Japão. O diário israelita The Jerusalem Post anunciou na sua edição de ontem que Israel tornou-se no primeiro país fora da União Europeia a juntar-se ao Programa para a Competividade e Inovação da União Europeia, que envolve 3,6 biliões de euros, para apoiar pequenas e médias empresas, fazendo de Israel "o mais importante parceiro das ENP", entre 14 países e os palestinianos. O próximo passo no diálogo comercial entre a UE e Israel é o levantamento das restrições ao mercado da aviação.
Israel está preparado para investir mais fundos no sector do turismo, tornando mais acessíveis os destinos europeus a preços mais baixos. A Europa está actualmente a testar o padrão e a qualidade dos produtos israelitas. Os produtos que passarem os testes serão vendidos nos mercados europeus sem regulamentos extras. Os agentes económicos que têm boicotado os produtos israelitas na Europa estão furiosos com estes novos desenvolvimentos, e continuam a apelar a um fim da "ocupação militar" nos territórios palestinianos.
Apesar de a Europa estar positiva quanto à cooperação económica com Israel, as questões relacionadas com a mobilidade e ajuda humanitária aos palestinianos continuam afectando as negociações.
Shalom, Israel!

Sem comentários: