quarta-feira, fevereiro 29, 2012

ANTIGA CAÇADORA DE NAZIS CONCORRE À PRESIDÊNCIA ALEMÃ

A veterana caçadora de nazis Beate Klarsfeld foi na segunda-feira nomeada pelo partido de esquerda alemão na oposição Die Linke para concorrer às eleições como presidente da Alemanha e providenciar uma alternativa política a Joachim Gauck, um ex-activista dos direitos civis, anti-comunista e pastor luterano.
Klarsfeld, de 73 anos, e o seu marido judeu romeno, cujo pai foi deportado para Auschwitz, dedicaram as suas vidas a despertar a consciência para o Holocausto e a "caçar" os autores desses crimes. Ela é também conhecida como uma forte apoiante de Israel, uma postura com a qual o partido dela quase nunca alinha.

Ela é universalmente conhecida por ter conseguido localizar Klaus Barbie, um antigo oficial da Gestapo conhecido como o "carniceiro de Lion" e que vivia na Bolívia nos anos 70 sob disfarce.
Klarsfeld é também conhecida pelas suas visões anti-estabelecimento, e em 1968 ela acusou o então chanceler da Alemanha Ocidental Kurt Georg Kiesinger de ter sido um propagandista do nazismo.

Por outro lado, o seu concorrente às eleições, Gauck, acredita que demasiada atenção tem sido dada ao Holocausto, e tal como verificou o jornalista e blogueiro sediado em Berlim, Chris Hale, ele (Gauck) "tem falado contra aquilo a que ele chama de uma sobrevalorização - ou Überhohung" - do Holocasuto, insistindo agressivamente que o pior genocídio na História humana tem de ser julgado paralelamente aos crimes de vários regimes comunistas".
Enquanto que as chances de Klarsfeld de ganhar as eleições são ténues devido ao facto de o seu opositor ter recebido apoio da maioria dos partidos principais, ela mesmo assim foi galardoada com o título de Oficial da Legião de Honra por Nicholas Sarkozy, em 2007, e foi também convidada para uma recepção no palácio Eliseu, em Paris, na qual Sarkozy lhe disse: "Beate, você encorpora o combate pela justiça".  
Klarsfeld descreveu os seus sentimentos como de "grande satisfação" por ter ganho o apoio da esquerda, apesar do crítico posicionamento da esquerda em relação a Israel.
Cem Özdemir, do partido dos Verdes, disse esperar que a candidatura de Klarsfeld leve o partido Die Link a "repensar a sua crua política anti-israelita e a sua confusa posição sobre o conflito do Médio Oriente".
Shalom, Israel!

Sem comentários: