quarta-feira, setembro 18, 2013

COMEÇA HOJE A FESTA DOS TABERNÁCULOS

Segundo o mandamento bíblico para os judeus, 5 dias após o Dia da Expiação (Yom Kippur) inicia-se um tempo de alegria e descanso com duração de 7 dias, chamado de "Festa de Sucot", traduzida por: Festa das Cabanas, ou Tabernáculos.
Esta Festa encerra o ciclo das 3 grandes Festas de Israel, subdivididas em 7: Páscoa (Pesach), Pães Asmos, Primícias, Semanas (Pentecoste), Ano Novo (Rosh Hashanah), Dia da Expiação (Yom Kippur) e Tabernáculos (Sucot). 

A Festa dos Tabernáculos é também conhecida por "Festival das Nações", e é de facto a única festa mencionada como de celebração obrigatória durante o Reino Milenar do Messias Jesus.
"E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos. E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva" - Zacarias 14:16-17.

Muitos judeus vivem dentro de cabanas ou tendas durante esta semana, como forma de lembrar a peregrinação pelo deserto, em que viveram durante 40 anos dentro de cabanas e tendas. 
O primeiro dia da celebração é Shabbath, pelo que é totalmente proibido qualquer tipo de trabalho. Nos dias seguintes, até ao final da festa, há uma redução significativa na quantidade e tipos de trabalhos, aproveitando muitos para o gozo de uma semana de férias.
Este festa é um tempo de alegria e de lembrança pelo perdão dos pecados no dia de Yom Kippur e da fidelidade de Deus para com o Seu povo durante os 40 anos da peregrinação pelo deserto: 
"Sete dias habitareis em tendas; todos os naturais em Israel habitarão em tendas; para que saibam as vossas gerações que Eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egipto. Eu sou o Senhor vosso Deus" - Levítico 23:42-43.

E OS CRISTÃOS?
Para os cristãos esta festa é um anúncio da volta do Messias, anunciada pelo toque do shofar e assegurada como trazendo a paz e o descanso a todos os Seus seguidores. Muitos crêem que assim como Yeshua terá incarnado há quase 2 mil anos durante a celebração desta festa, assim também Ele voltará nesta mesma época, vindo dessa forma estabelecer o Seu "tabernáculo" entre os homens, na Cidade santa de Jerusalém.
"E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus" - Apocalipse 21:3.
O Messias Jesus virá assim estabelecer o Seu reino eterno, o qual "não terá fim" 
"Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre" - Apocalipse 11:15.

Chag Sameach! Feliz Succot para todos!



Sem comentários: