sexta-feira, setembro 20, 2013

ONU CHUMBA TENTATIVA ÁRABE DE CONDENAR ISRAEL

REACTOR NUCLEAR EM DIMONA
A organização de acompanhamento nuclear das Nações Unidas chumbou esta manhã a resolução promovida pela Liga Árabe para "demarcar" Israel por causa do seu alegado arsenal nuclear.  
Esta tentativa, que teve a imediata oposição dos EUA, é a consequência do mal estar existente entre alguns regimes árabes por causa do adiamento de uma possível conferência internacional visando banir as ramas nucleares em toda a região do Médio Oriente.
A Agência Internacional para a Energia Atómica chumbou assim em Viena esta pretensão árabe, tendo havido 51 votos a favor e 43 contra, com a abstenção de 32 países. 
Caso esta resolução tivesse sido aprovada por maioria de votos, Israel ver-se-ia obrigado a assinar o "tratado de não proliferação nuclear" e permitir que a agência escrutinasse as suas instalações nucleares.
Israel congratulou-se com esta derrota dos projectos árabes, acrescentando que foi mais "um ataque contra Israel" e que a preocupação da comunidade internacional deveria ser a interrupção do programa nuclear iraniano.
De acordo com a última edição do "Boletim dos Cientistas Atómicos", Israel possui em stock 80 ogivas nucleares, todas produzidas em 2004, ano em que Israel congelou toda a produção.
O programa nuclear israelita é mantido no maior segredo. Segundo estudos de peritos, Israel tem capacidade para lançar ogivas nucleares através de diferentes métodos, incluindo mísseis balísticos, aviões e mísseis disparados a partir de submarinos.
Shalom, Israel!

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu não sei com qual finalidade Israel possui essas ogivas, no entanto,acho que deveria destruí-las, pois é mais um motivo para que as nações árabes tenham motivo para se levantar contra Israel, ao invés de cortarem na própria pele.

Israel não precisa deste tipo de armamento, mesmo que produza esse tipo de energia para fins pacíficos, pois tem um D'us Todo-Poderoso a seu favor.


Fabiana

Zafenate Panéia disse...

É necessário que ISRAEL tenha esse poder nuclear! Na minha opinião é uma das únicas bases para se manter em pé diante de seus ferozes inimigos.