terça-feira, setembro 03, 2013

UMA EXCURSÃO DE SONHO ÀS TERRAS BÍBLICAS DA TURQUIA

Foi uma verdadeira viagem de sonho aquela que os 43 participantes oriundos de várias partes do país e até do Brasil realizaram à espectacular Turquia entre 23 e 30 de Agosto!
Alguns dos locais visitados são verdadeiras maravilhas naturais, surpreendendo os participantes da viagem pela beleza digna de uma pintura e cuja única explicação é a criatividade e perfeição das obras do Criador!
O grupo pôde visitar alguns dos locais onde grandes acontecimentos da História cristã tiveram lugar, especialmente aqueles ligados à vida e ao ministério do grande apóstolo S. Paulo.

Apesar das grandes distâncias percorridas - a Turquia é um país imenso - e do intenso calor que se fez sentir, o grupo resistiu estoicamente ao cansaço, uma vez que as maravilhas naturais observadas compensaram todo o esforço físico pessoal dispendido para as viagens.

ISTAMBUL com os seus 15 milhões de habitantes, a única cidade do mundo que partilha dois continentes - Europa e Ásia - alberga uma das mais belas, antigas e impressionantes igrejas da Cristandade, actualmente convertida em museu. Após séculos de existência como mesquita, este fabuloso monumento construído em 537 d.C., foi nessa altura  dedicado à "Sabedoria de Deus", a Pessoa do "Logos", o Filho de Deus, sob o nome "Hagia Sophia".



ANTIOQUIA DA SÍRIA, bem próxima da fronteira síria foi visitada numa abrasadora manhã, ainda que a principal obra da arte cristã tivesse de ser vista à distância devido às obras que ali se estão realizando e que impediram o acesso à conhecida "gruta de S. Pedro."

TARSO é a cidade natal do grande apóstolo Saulo, também conhecido como Paulo. Nesta acolhedora cidade da antiga Silícia o grupo pôde visitar as ruínas daquilo que se supõe ter sido a casa onde Paulo nasceu e viveu, e o poço de água que faz um belo cenário para as fotos...
Impressionante o tamanho desta cidade, com cerca de 280 mil habitantes, não muito diferente daquilo que seria nos dias de apóstolo...

A CAPADÓCIA é uma das grandes maravilhas naturais do nosso planeta, parte do património cultural da UNESCO, localizada no grande planalto da Anatólia, em pleno coração da Turquia actual. As formações naturais em pedra formando autênticos flocos e cogumelos possibilitaram a escavação de casas no seu interior, onde gerações de cristãos se albergaram e refugiaram devido às perseguições movidas pelo império romano e mais tarde pelos árabes muçulmanos. Em muitas daquelas "casas" escavadas no interior das rochas podem-se visitar antigas igrejas com pinturas nas suas paredes que
retratam a História do Evangelho, qual livro aberto abrindo-se diante dos nossos olhos. Esta beleza natural é fruto de actividades vulcânicas e da erosão ao longo de séculos, criando um ambiente idílico de paisagens naturais únicas no mundo!
Para quem pôde fazer a viagem em balão, o prazer e a admiração com aquilo que se vê ao nascer do sol é verdadeiramente impressionante, não havendo palavras suficientes para descrever a beleza e o encanto da criação da Natureza.

LAODICÉIA é uma das cidades antigas ainda em fase de escavação, mostrando as ruínas actuais a pujança daquela que seria uma das mais ricas cidades antigas da região da antiga Frígia, a escassos quilómetros das cidades bíblicas de Hierápolis e Colossos. 

Em Laodicéia existiu uma Igreja cristã à qual o apóstolo João dirigiu uma carta de repreensão, uma vez que devido ao seu estatuto de poder e riqueza, ela se tornou "morna", uma alegoria bem apropriada tendo em conta as águas termais abundantes naquela região.

PAMUKKALE é uma impressionante formação de "terraços" naturais feitos de água calcária que ao longo de milénios foi petrificando, formando uma deslumbrante vista natural de um branco imaculado que desperta a atenção a quilómetros de distância e em cujas "varandas" de água todos querem caminhar. Pamukkale é um daqueles lugares na terra que não se conseguem descrever por palavras: é de facto necessário lá ir e experimentar ao vivo a sensação visual e física daquela espectacular formação geológica para se perceber aquilo que as fotografias e filmes só parcialmente conseguem revelar...

ÉFESO é sem dúvida o maior parque arqueológico de toda a Turquia actual. Era em tempos bíblicos uma vasta metrópole de mais de 400 mil habitantes, tinha um grande porto comercial, e foi nesta importantíssima cidade estratégica que o grande apóstolo Paulo viveu 3 anos consecutivos, pregando e ensinando, provocando uma enorme revolução espiritual que levou ao seu quase "linchamento", mas que levou à formação de uma das mais fortes e saudáveis Igrejas cristãs do 1º século. 

Diz a tradição que o apóstolo João terá morrido nesta grande cidade. Era nesta cidade que se encontrava o famoso templo e imagem da deusa Artemisa (Diana dos romanos), e que constituía uma das "7 maravilhas" do mundo antigo. Durante alguns anos o poder do Evangelho de Cristo marcou forte presença nesta cidade, tendo sido palco de vários concílios e, segundo se pensa, o local de onde o apóstolo João escreveu o seu Evangelho.
Entre outras, podemos ver as belas ruínas do Templo de Adriano, a biblioteca de Celso e o grande teatro com cerca de 24 mil lugares onde a multidão incitada pelos opositores aos Evangelho se juntou para durante 2 horas gritar "Grande é a Diana dos Efésios!"


A Turquia é um verdadeiro tesouro histórico e arqueológico, uma das regiões onde o Cristianismo mais se desenvolveu nos primeiros séculos da era cristã. 
É uma região digna de ser visitada, e ao mesmo tempo recordada como um território fértil para o crescimento actual e forte presença do islão, com uma esmagadora de habitantes muçulmanos e a visível quantidade e diversidade de mesquitas, como sinal visível da rápida decadência do cristianismo naquela região da Ásia logo nos primeiros séculos. Uma lição e sinal de aviso aos cristãos actuais...

Nos quatro principais lugares bíblicos - Antioquia, Tarso, Laodicéia e Éfeso - tivemos o privilégio de transmitir algumas mensagens bíblicas alusivas aos mesmos, gravadas em filme e que poderemos enviar por email em formato youtube a todos quantos no-las solicitarem. 

Damos graças a Deus por esta nova oportunidade para visitar esta fabulosa e desafiadora terra bíblica!
Shalom!


Sem comentários: