segunda-feira, janeiro 20, 2014

ISRAEL RECEBE O "FIEL AMIGO CANADIANO", UM DOS MELHORES AMIGOS DE ISRAEL

O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, um incondicional e fiel amigo de Israel, encontra-se de visita à Terra Santa e aos territórios sob administração palestiniana.
Netanyahu assinalou a visita deste alto representante como vindo de um Canadá "não hipócrita".
O primeiro-ministro israelita aproveitou a visita de Stephen Harper para agradecer ao governo de Otawa por não se ter juntado à "hipocrisia de uma grande parte do mundo."
Acompanhado da esposa, Laureen, e de uma substancial delegação de líderes do governo canadiano, incluindo ministros, Harper chegou ontem à noite a Israel para a sua primeira visita oficial desde que tomou posse do governo do Canadá, em 2006.
Netanyahu afirmou ontem perante o seu parceiro canadiano: "O mundo é muitas vezes cínico e hipócrita, e V.Exa. tem demonstrado uma grande liderança moral. 
Quando se trata de lutar contra o terrorismo, sabe que não pode haver conversa de duplo sentido politicamente correcta, mas unicamente condenação inequívoca e acção internacional unida."
Sob a liderança de Harper, o Canadá tem sido um dos países aliados de Israel mais resoluto, apoiando o estado judaico nas Nações Unidas e trabalhando para isolar o Irão.
E Netanyahu não lhe poupou elogios: "Tenho que dizer, Stephen, que você é um grande amigo de Israel e do povo judeu. Não estou apenas a dizer palavras - quero expressá-lo do profundo do meu coração e falar em nome de todo o povo de Israel.
Quando se trata de anti-semitismo, você tem estado plenamente ao lado de Israel e de todo o povo judeu, penso que do lado da decência e justiça para com todos: tanto judeus como não judeus. 
E quando se trata dos repetidos apelos do Irão para a aniquilação de Israel e o seu contínuo desenvolvimento do programa nuclear - tanto você como o Canadá têm permanecido resolutamente do lado certo da História."
Harper deverá estar em Israel durante 4 dias, durante os quais discutirá com Netanyahu e com o presidente Peres as possibilidades de um aumento nas transacções comerciais e o fortalecimento das relações entre os dois países. 
Durante o dia de hoje Harper deverá discursar no parlamento israelita, sendo o primeiro líder canadiano a fazê-lo em toda a História de Israel.
Entretanto, o primeiro-ministro do Canadá, antes de visitar o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, apelou a que este negociasse com o "estado judaico de Israel", claramente levando os palestinianos a entender que esta é a única via para se conseguir dialogar com algum sentido...
Durante a sua visita à Margem Ocidental (Judeia e Samaria), Harper na companhia de Abbas, recusou-se a tecer comentários sobre as construções israelitas e alegou que não irá criticar Israel.
Harper anunciou entretanto que o Canadá viabilizará 66 milhões de dólares em ajuda económica para os palestinianos, de forma a fomentar a "paz e estabilidade" na região. 
Shalom, Israel, Shalom Canadá!

2 comentários:

Olga disse...

Não sei porque mas quando li este artigo:ISRAEL RECEBE O "FIEL AMIGO CANADIANO", UM DOS MELHORES AMIGOS DE ISRAEL, pensei na história de Davi, Abigail e Nabal. Assim como há homens tolos, hás nações que se comportam de forma tola por conta dos homens ou mulheres que as governam. E, infelizmente, estes governantes representam toda nação. Assim como o governo do Canadá está sendo elogiado estendendo-se este elogio a toda nação, eu também gostaria que o Brasil estivesse na mesma situação. Mas, infelizmente, o país está se comportando como Nabal. Vamos interceder e, pedir a Deus que não leve em conta nossa ignorância!

Charles disse...

O Brazil está na contramão, prefere a coligação vermelho-verde - esquerda-islã. Que Deus tenha piedade.