quinta-feira, maio 08, 2014

MARINHA ISRAELITA COM NOVAS CAPACIDADES DE ALERTA CONTRA ATAQUES DO HEZBOLLAH

Mais um avanço tecnológico confirma a supremacia militar de Israel, desta vez no mar.
A Marinha israelita tem agora uma nova arma para a sua luta contra as ameaças vindas da Síria e do Hezbollah. O seu recém instalado sistema de radar "MF-STAR" foi projectado para combater os mísseis anti-navio Yakhont (S-800) usados por ambos. 
As Forças de Defesa de Israel informaram que o radar, fabricado pelas Indústrias Aeroespaciais de Israel (IAI) tem um maior alcance em comparação com a anterior geração de sistemas, e consegue marcar mais alvos ao mesmo tempo, detectando também navios inimigos escondidos no meio de dezenas de embarcações amigas ou civis.
O radar, instado numa das corvetas Sa'ar 5 estrelas, deverá ser capaz de recolher informação de alta qualidade, mesmo que esteja no mar longínquo, milhares de quilómetros a ocidente de Israel.
Dentro dos próximos anos, o "MF-STAR" será instalado nos restantes navios da esquadra israelita. 
"Será declarado operacional nas próximas semanas; isto é considerado um avanço significativo" - afirmou uma alta patente da Marinha de Israel, acrescentando: "Até mesmo hoje, podemos ver que a sua eficácia, incluindo a detecção simultânea de múltiplos alvos, é melhor do que imaginávamos."
O novo radar "observa" uma área através do uso de um sistema digital que emprega quatro quadros instalados na parte superior do convés do navio. "O novo radar pode detectar e tratar alvos no mar, no ar e em terra, incluindo mísseis e aviões inimigos" - informou o porta-voz da Marinha.

NOVOS MÍSSEIS "BARAK"
O próximo passo agora é a instalação dos novos mísseis "Barak" que estão sendo desenvolvidos pelas IAI e que se prevê fiquem prontos no próximo ano.
Os mísseis "Barak" irão proporcionar uma eficaz defesa espacial às ameaças vindas do mar ou de terra, e serão capazes de defender as faixas costeiras, mesmo estando muito afastadas das mesmas, com capacidades semelhantes às do "Iron Dome", mas com mísseis maiores e mais precisos.
Segundo fontes ligadas à defesa de Israel, o novo radar, conjuntamente com os novos mísseis "Barak", serão capazes de responder às ameaças dos mísseis anti-navio "Yakhont" (S-800), de fabrico russo, usados pelo exército sírio, e que Israel afirma terem sido também transferidos para as mãos do grupo terrorista Hezbollah. Os mísseis poderiam paralisar quase toda a faixa costeira de Israel, incluindo o porto de Ashdod, uma vez que são difíceis de ser detectados. 
Os oficiais da Marinha israelita crêem que desta forma conseguirão responder adequadamente à ameaça colocada pelos mísseis inimigos.
Assim seja. Shalom!




1 comentário:

Anónimo disse...

Fantástico esses Israelenses!!

Fabiana Leite