sexta-feira, abril 17, 2015

FRANÇA INVESTE 100 MILHÕES DE EUROS NO COMBATE AO ANTI-SEMITISMO E AO RACISMO

O primeiro ministro francês anunciou hoje que o seu governo vai investir 100 milhões de euros numa mega acção contra o racismo e o anti-semitismo, como resposta aos recentes atentados jihadistas em Paris.
Entre outras medidas, este programa irá aumentar as penalidades para crimes que se estima tenham sido estimulados pelo racismo e pelo anti-semitismo.
"O racismo, o anti-semitismo, o ódio aos muçulmanos e aos estrangeiros, e a homofobia estão a crescer de forma insuportável" - afirmou o primeiro-ministro Manuel Vallas na cidade de Creteil, na região suburbana de Paris, o local onde em Dezembro passado se deu um ataque hediondo contra um judeu e sua namorada.
O plano do governo compreende 40 medidas centradas à volta do sistema da justiça, da educação e da monitorização da internet.
Dentro das medidas está a formação de um corpo para "combater o ódio na internet", obrigando os anfitriões da net a "terem representação legal em França."
O treinamento de professores nas escolas será reforçado e os respectivos directores estimulados a relataram incidentes de âmbito racista e anti-semita.
Visitas organizadas a memoriais e outros locais alusivos serão também realizadas durante o ano escolar.
"É através da educação, capacidade de ensino e da compreensão do próximo que podemos atacar os estereótipos e as imagens negativas" - disse Valls.
Os actos ligados à islamofobia sextuplicaram em França no primeiro trimestre deste ano, muito por conta dos atentados cometidos por muçulmanos contra um jornal satírico e contra judeus em Janeiro deste ano e que causaram a morte a 17 pessoas.
Os actos anti-semitas duplicaram no ano passado, provocando temores entre a comunidade judaica francesa e levando até alguns a decidirem abandonar a França e partir para Israel.
Segundo o primeiro-ministro francês, "os judeus franceses não precisam de ter medo por serem judeus, e os muçulmanos franceses não precisam de ter medo por serem muçulmanos."
Residem actualmente em França entre 4 a 5 milhões de muçulmanos e 600 mil judeus.

Shalom, Israel!


1 comentário:

olga disse...

Pelo que entendi a intolerância contra os muçulmanos se deve aos atentados terroristas... Entendi também que há milhões de muçulmanos na França e milhares de judeus... Portanto, a matemática não fecha... Os intolerantes são europeus, muçulmanos ou judeus? Como são os judeus que estão partindo penso ser eles os mais incomodados com a situação. Se a desculpa para perseguir muçulmanos são os atentados terroristas e. qual é a desculpa para perseguir judeus? Talvez, o simples fato de serem judeus... Como sempre!
Shalom Israel!
Olga