segunda-feira, agosto 24, 2015

ACTUAÇÃO DE MATISYAHU EM ESPANHA FOI UMA VITÓRIA CONTRA O BOICOTE EUROPEU A ISRAEL

O artista de reggae judeu norte-americano Matisyahu não se deixou demover pelas ameaças de boicote à sua actuação num festival de reggae realizado em Espanha, tendo pelo contrário, e corajosamente, cantado sobre Israel durante a sua actuação na manhã de ontem.
Apesar das provocadoras bandeiras palestinianas que iam sendo acenadas diante dele, o artista não se deixou demover, cantando: "Três mil anos sem lugar onde viver e eles querem que eu deixe o meu leite e o meu mel."
Após ameaças de boicote à sua actuação, os promotores fizeram um pedido oficial de desculpas ao artista judeu, convidando-o de novo a fazer parte do festival de reggae "Rototom Sunsplash", perto de Valencia, com a duração de uma semana. Vários indivíduos ligados ao movimento de boicote aos produtos israelitas, o famigerado "BDS" tinham pressionado a organização do festival para cancelarem a actuação deste artista defensor do direito de Israel a vender os seus produtos pelo mundo fora.
O artista não se deixou atemorizar pelas provocações dos cerca de 100 pró-palestinianos ali presentes, e corajosamente cantou a sua música "Jerusalém", escrita em 2006, e que faz alusão ao Livro dos Salmos: "Jerusalém, se Eu te esquecer, que a minha mão direita esqueça o que deve fazer".
E a música inclui ainda as seguintes afirmações: "Nos dias antigos, voltaremos sem demora/ Pegando nos restos e nos despojos ao longo do nosso caminho/ Temos andado de estado em estado/ E eles não entendem o que dizem."
Numa alusão ao Holocausto, Matisyahu cantou: "Reconstruam o Templo e a coroa de glória/Anos passaram, já cerca de 60/Queimados nos fornos neste século/E o gás tentou sufocar, mas não a mim."

Depois de toda a controvérsia gerada à volta da sua actuação, o artista recusou fazer qualquer pronunciamento a favor de um estado palestiniano e só aceitou actual na condição de actuar segundo os seus próprios critérios.
Durante 45 minutos, "ele cantou como um gigante" - afirmou o porta-voz da embaixada israelita em Madrid. Numa das várias canções, ele afirmou: "Acende a chama em nome de Judá, da linha do rei David!"


Parabéns, Matisyahu!

Shalom, Israel!