sexta-feira, março 11, 2016

LIGA ÁRABE CLASSIFICA O HEZBOLLAH COMO "ORGANIZAÇÃO TERRORISTA"

A Liga Árabe classificou hoje o grupo xiita baseado no Líbano, Hezbollah, como "organização terrorista".
Quase todos os membros do corpo pan-arábico apoiaram a decisão, com excepção do Líbano e do Iraque que expressaram "reservas" - afirmou o comunicado do bloco de 22 países lido esta manhã pelo diplomata do Barhain.
Esta declaração surge pouco mais de uma semana após os estados predominantemente sunitas do Golfo manifestarem a mesma posição.
A inclusão do Hezbollah na lista negra pelos seis membros do Conselho de Cooperação do Golfo surgiu a meio da contínua deterioração das relações entre o Irão - apoiante dos xiitas do Hezbollah - e a Arábia Saudita, base principal dos sunitas. Já em 2013 as monarquias do Golfo haviam sancionado o Hezbollah como castigo pela sua intervenção armada na Síria, em apoio ao contestado presidente Bashar Assad.
A decisão dos estados do Golfo recebeu a condenação dos deputados árabes no parlamento israelita, sendo por sua vez condenados pelo primeiro-ministro israelita Netanyahu.
"Países do mundo árabe decidiram reconhecer o Hezbollah como grupo terrorista. Este é um avanço importante. Até espantoso" - afirmou Netanyahu no parlamento israelita na semana passada.
O grupo terrorista Hezbollah está claramente comprometido com a destruição de Israel, tendo cerca de 100.000 rockets e mísseis apontados ao estado judaico.

No mês passado, o líder do Hezbollah Hassan Nasrallah ameaçou bombardear as instalações de munições em Haifa, gabando-se de poder provocar um ataque semelhante a uma explosão nuclear.

Shalom, Israel!

Sem comentários: