terça-feira, março 15, 2016

RETIRADA RUSSA DA SÍRIA PREOCUPA ISRAEL

Um diplomata russo tentou esta manhã tranquilizar Israel face à inesperada retirada militar russa do território sírio. Segundo o diplomata, a segurança de Israel não estará posta em causa. Sentimentos contrários foram entretanto revelados pelo chefe de gabinete das Forças de Defesa de Israel, que afirmou não se conhecerem todas as ramificações relacionadas com a retirada russa.
Pensa-se em Israel que a intervenção russa na Síria para ajudar as tropas do presidente Bashar Assad a combater as forças rebeldes poderá ter ajudado a restringir os aliados anti-Israel: o Irão e o grupo terrorista Hezbollah, sustentado e apoiado pelo regime iraniano.
Quando a Rússia entrou oficialmente no terreno do conflito sírio, criou-se uma linha aberta de informação com o estado judaico, de forma a prevenir alguma colisão acidental com os aviões russos a operar no sul da Síria, na fronteira com Israel. 
Diante do espanto das potências mundiais face ao anúncio russo, o embaixador russo em Israel tratou de tranquilizar o estado judaico esta manhã, afirmando que a coordenação entre os dois países em relação à Síria se mantinha intacta.
A explicação dada pela Rússia para a súbita retirada de que se tratava de um esforço para promover as negociações entre as partes beligerantes não convence ninguém de bom senso, uma vez que o vazio criado incentivará as forças militantes islâmicas, como as do Daesh, a atacarem com maior liberdade e tentarem ocupar o território que aos poucos e poucos lhes estava sendo tirado...
Muito haverá ainda a explicar, mas para Israel as preocupações certamente se avolumaram desde o dia de ontem...

Shalom, Israel!

1 comentário:

Luciano de Paula Lourenço disse...

Uma coisa é certa: uma coalizão pan-islâmica há de acontecer (Ez 38:4-6). Esta profecia ainda não foi cumprida. A iminência do seu cumprimento faz-nos abalar os nervos. Todavia, Deus destruirá esta coalizão, para que as nações gentias possam saber que ele é Deus e que “não dormita o guarda de Israel”(Sl 121:4).
Israel é indestrutível. Infelizmente, as nações ainda não perceberam isso.
Shalom, Israel!