sexta-feira, julho 29, 2016

CHEFE CATÓLICO VISITA AUSCHWITZ

O chefe supremo da Igreja Católica Romana - o "papa" Francisco I - visitou esta manhã os campos de morte nazis de Auschwitz e Birkenau, onde mais de 1 milhão de judeus foram exterminados, muitos deles transformados em cinza.
Este é o terceiro chefe católico a visitar estes campos de morte.
Envergando uma veste branca e um solidéu na cabeça, Francisco I caminhou sozinho e solenemente pela entrada onde ainda estão expostas as cínicas palavras: "Arbeit Macht Frei" (O trabalho liberta). O chefe católico argentino percorreu depois num pequeno veículo vários dos barracões, parando depois para se sentar num banco, onde durante longos momentos ficou envolvido em rezas e contemplação. 
Francisco I encontrou-se depois com vários sobreviventes do Holocausto, exactamente diante da parede onde os nazis assassinaram a tiro milhares de pessoas presas naquele campo de morte. Sempre circunspecto, o chefe católico beijou alguns daqueles sobreviventes ao maior genocídio da História.
Entre os sobreviventes ali presentes, estava Helena Dunicz Niwinska, uma mulher já com 101 anos e que tocava violino na orquestra de Auschwitz. Outro sobreviventes ali presentes trabalharam no hospital do campo de morte e outros estiveram ali presos ainda como crianças.
Depois de acender uma vela diante da parede, Francisco I visitou a cela onde viveu um sacerdote polaco que tomou o lugar de um condenado à morte.
Tal como planeado entre a Santa Sé e as autoridades polacas, esta visita do chefe católico seria marcada pelo silêncio contemplativo, pela meditação e pelas orações. Segundo o pedido do "papa" esta visita não seria para discursos, mas para contemplação, reflexão e para "deixar as lágrimas correr."
Próximo a um dos crematórios destruídos pelos nazis, o chefe católico irá ainda dirigir uma prece pelos 1,1 milhões de seres humanos assassinados neste campo de morte nazi.

Shalom, Israel!

4 comentários:

olga disse...

Parabéns ao papa... Eu sou adepta do silêncio... Ele diz muito... Entre outras coisas um sinal de respeito...
Shalom Israel!
Olga

olga disse...

Mas, eu gostaria de lembrar uma coisa... Não existe essa de ficar questionando Deus pelos horrores do Holocausto... Os arquitetos desta barbárie tinham o mesmo espirito de um EI, isto é, o espirito do anti-cristo.. Não tem nada de Deus! Deus é Aquele que abençoa com o livre arbítrio e a quem muito foi dado muito será cobrado...que o homem se queixe do seu próprio pecado... com relação ao santos e inocentes deixo a fala do apóstolo Paulo... O morrer é Cristo! Shalom Israel!
Shalom Israel!
Olga

De Sousa disse...

[...] Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da íra vindoura? ...O espírito que estava sobre João Batista é o mesmo hoje que diz : " O machado está posto á raiz de toda a árvore, toda aquela que não der bom fruto será cortada e deitada no fogo"

De Sousa disse...

" deixar as lágrimas correr"
[...] Lágrimas de CROCODILO, idólatras sem frutos de arrependimento que tantos horrorosos crimes cometeram contra os Judeus. O que o Vaticano tinha que fazer era tirar as suas imagens de escultura [os bonecos e os pseudo-sacerdotes] do território de Israel.