sexta-feira, agosto 04, 2017

ADN COMPROVA LIGAÇÃO DOS ANTIGOS CANANEUS AOS ACTUAIS LIBANESES

Um estudo recente feito com material genético recolhido de esqueletos com 4.000 anos faz a ligação entre os actuais libaneses e os antigos cananeus, desfazendo-se assim as infundadas alegações de que as referências bíblicas à extinção dos cananeus seriam falsas. 
Antes pelo contrário, esta investigação conclusiva comprova que a Bíblia tem sempre razão, e que melhor seria se os cientistas prestassem mais atenção à mesma.

Como habitantes pagãos na Terra Prometida, os cananeus desempenharam um papel fulcral na narrativa bíblica, tendo Deus ordenado aos israelitas que os erradicassem completamente da Terra - Deuteronómio 20:16: "Porém, das cidades destas nações, que o Senhor teu Deus te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida. Antes destruí-las-ás totalmente: aos heteus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus, como te ordenou o Senhor teu Deus."

Um recente relatório sobre genética publicado pelo "Wellcome Trust Sanger Institute" confirmou esta versão bíblica do destino do povo cananeu.
O estudo fez a sequência dos genomas extraídos de ossos de cananeus com 4 mil anos encontrados em Sidon, uma cidade costeira do Líbano. Os resultados foram comparados com amostras de 99 libaneses actuais, e publicados na semana passada pela "American Journal of Human Genetics." Comprovou-se que 93 por cento dos ancestrais dos actuais libaneses procedem dos antigos cananeus.

A contestação promovida por alguns cientistas de que a narrativa bíblica estaria errada, pois que se os cananeus tivessem sido completamente destruídos, não haveria esta ligação agora descoberta, cai por terra quando se lê o completo registo bíblico: "Os filhos de Manassés não puderam expulsar os habitantes daquelas cidades; porquanto os cananeus queriam habitar na mesma terra" - Josué 17:12. 
Este texto revela que os israelitas acabaram por fazer compromissos com os cananeus, permitindo que eles continuassem na terra como escravos. E se eles fugissem para fora de Israel, não havia nenhuma ordem para os perseguir.
Isso é posteriormente comprovado pela narrativa de Juízes 1:27: "...resolveram os cananeus habitar na mesma terra."

Como sempre, a Bíblia tem razão e é digna de todo o crédito!

Shalom, Israel!


Sem comentários: