O crescente desemprego, a insegurança e a violência estão entre os factores principais que levam um número cada vez maior de brasileiros judeus a fazerem "aliyah".
A maior parte da comunidade judaica brasileira pertence à classe média, cada vez mais debilitada pelas sucessivas crises económicas, sociais e políticas. Os níveis de corrupção que têm levado alguns governantes à condenação e até à prisão não param de crescer e preocupar aqueles que sonhavam ter um futuro risonho e próspero na maior economia da América do Sul.
Calcula-se em 110.000 o número de judeus brasileiros ou residentes no Brasil.
Muitas pessoas formadas e até há bem pouco tempo atrás estabilizadas social e economicamente
estão agora a ver os seus empregos a perderem-se, o dinheiro para pagar as contas regulares já não chega, muitos regressam a casa dos pais por não conseguirem manter os seus apartamentos, e o número de carros vendidos a desconto não pára de crescer a cada dia que passa.
Outra preocupação que assalta a mente dos judeus brasileiros tem a ver com a educação dos seus filhos. A falta de dinheiro tem posto em causa a continuidade do funcionamento de algumas escolas judaicas, estando a maioria já a sobreviver à custa de doações filantrópicas. O número de pedidos de ajuda social , incluindo a própria alimentação, tem aumentado a um ritmo de 20% por ano, com um número crescente de jovens a pedir ajuda.
A situação no Rio de Janeiro ainda é mais dramática. Uma média de 65 lojas fecham a cada dia, prevendo-se até que as mundialmente famosas celebrações do Carnaval estejam em risco para o ano que vem. O governo da cidade já não tem dinheiro sequer para pagar aos professores e às forças de segurança. Mas é a indescritível violência no Rio que tem levado mais judeus cariocas a imigrarem para a Terra Prometida.
O Consulado de Israel em São Paulo não tem neste momento mãos a medir para tratar de todos os complicados e burocráticos processos de imigração para Israel.
Segundo a Agência Judaica, no final de 2015 houve um aumento de 77% no número de imigrantes que partiram para Israel (496) em comparação ao ano anterior, o qual já tinha tido um aumento de 39% em relação ao ano precedente.
684 judeus brasileiros chegaram a Israel durante o ano de 2016, um aumento de 40% em relação a 2015. E só até Maio deste ano, 346 novos imigrantes ("olim") aterraram em Israel para ali refazerem as suas vidas. Isso representa um aumento de 29% em comparação aos mesmos meses do ano passado.
Israel, com uma taxa de violência incomparavelmente baixa em relação ao Brasil, oferece um abrigo seguro aos judeus brasileiros que deixaram de acreditar no futuro do Brasil.
Para eles e para muitos, o Brasil não é mais o tão anunciado "país do futuro". Israel sim, passou a ser o futuro para eles...
Shalom, Israel!
5 comentários:
Que triste que o Brasil (sobretudo o Rio de Janeiro) começa a colher os frutos daquilo que tem plantado... Não investiu em educação, leis justas, trabalho e, agora vê seus jovens sem expectativas de futuro e, trabalhadores sem emprego!
Partidos como o PT que apontávamos como socialista mostrou ser mais um partido corrupto que carrega a bandeira do "faça o que mando e não faça o que eu faço"...
Recentemente vi um político deste partido dizendo no Congresso Nacional que o Brasil não deve se meter na questão da Venezuela! Claro que não! A Venezuela é o Brasil de amanhã! E, este amanhã ainda está demorando a chegar porque aqui uma parte da população e algumas instituições ainda resistem... Mas, o que um partido como este sempre quis foi se perpetuar no poder como o senhor Maduro! Falam tanto contra "imperialistas", ditadura, etc., porque estão olhando o cisco no olho do outro, mas não veem a trave no seu próprio olho!
Feliz daquele que ainda tem um lugar para ir. Penso que Israel não é apenas uma esperança para os judeus... Em breve se cumprirá aquilo que o Senhor disse em Zacarias 8:20-23:
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda sucederá que virão os povos e os habitantes de muitas cidades.
E os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo: Vamos depressa suplicar o favor do Senhor, e buscar o Senhor dos Exércitos; eu também irei.
Assim virão muitos povos e poderosas nações, a buscar em Jerusalém ao Senhor dos Exércitos, e a suplicar o favor do Senhor.
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.
Zacarias 8:20-23
Já viram esse hotel suíço que pediu que os judeus tomassem uma ducha antes de entrar em suas piscinas? https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=newssearch&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwivtqqD8NnVAhWGhpAKHYo2DXUQqQIIKSgAMAE&url=https%3A%2F%2Foglobo.globo.com%2Fsociedade%2Fhotel-suico-pede-ducha-judeus-antes-de-entrar-na-piscina-revolta-israel-21707717&usg=AFQjCNGyLVkFYqUYXc1UP4vp0MdHM76X3w
Estima-se que os brasileiros com ascendência Sefardita portuguesa sejam num mínimo de trinta [30] milhões ...Esses são os verdadeiros descendentes da tribo de Judá e de Jerusalém e donos da terra de Israel. Se o Knesset não aprova a lei de retorno para os "criptojudeus ou marranos" o grande Rei conserteza que o fará em breve.
Halleluyah a Yahushuah 70X7
"Com certeza"
Elohim fará voltar os seus escolhidos a Sion.
HALLELUYAH X 70X7
Aqui no Brasil já se sabia que os políticos são corruptos, as prisões não são apenas as confirmações disso mas também algo que todos os brasileiros esperavam mas nunca tinham esperança disto ocorrer. Não é para tanto que a carreira de político não é bem vista aqui, diferentemente do outros países.
Aprendemos na escola que os políticos (burocratas) vão cuidar de nós, mas nunca ocorreu. Quando os burocratas estão controlando a economia vem a crise, então eles chegam para nós e nos dizem que é falta de "mais controle". É enganação pura!
Quando um carro ou uma casa tem "descontos", tem seus preços abaixados, isso é muito bom para nós consumidores, porque uma coisa inatingível agora está acessível. Mas na TV vários economistas e governantes dizem que é horrível. É horrível para os grandes gananciosos vendedores que dão apoio nas corrupções, porque atingem grandes fabricantes de carros e grandes construtoras.
Todo brasileiro sabe que aqui vivemos em um país soviético, onde tudo é controlado, burocratizado e a função do empreendedor (que os judeus exercem como excelência) é endemonizada. Todo brasileiro sonha em sair do país. Os 100 mil judeus brasileiros estão certos que irem embora deste inferno. Que sejam muito felizes e SERÃO na terra do leite e mel!! Deus os abençoem grandemente!!
Enviar um comentário