sábado, agosto 19, 2017

DESCOBERTA PEDREIRA ONDE PODEM TER SIDO FEITAS AS TALHAS USADAS NO MILAGRE DAS BODAS DE CANÁ

Arqueólogos descobriram uma pedreira do tempo romano que era utilizada para a produção de utensílios caseiros, podendo esclarecer algumas normas de conduta em prática durante os dias do Messias Jesus.
A descoberta foi feita casualmente durante escavações em Reineh, na Baixa Galiléia, quando construtores abriam fundações para a construção de um centro municipal de desportos, sendo já a segunda descoberta deste tipo que acontece nesta região do Norte de Israel.


A Autoridade para as Antiguidades de Israel explicou que as escavações trouxeram à luz do dia uma cave cortada com ferramentas de corte, cujas marcas ficaram gravadas no tecto, nas paredes e no pavimento, com muitos pedaços de pedras dispersos por todo o lado, certamente sobras do fabrico de canecas e tigelas de pedra produzidas num torno.
Segundo os peritos, os antigos trabalhadores teriam trazido as pedras em bruto desde a pedreira para o fabrico de objectos caseiros, especialmente canecas e malgas de vários tamanhos.

Para o Dr. Yonatan Adler, professor senior na Universidade de Ariel, e actual director das escavações, "nos tempos antigos, a maioria das louças, panelas e louças era feitas de cerâmica, no entanto, no primeiro século da era cristã, os judeus por toda a Judeia e Galileia também usavam louça e recipientes para armazenamento feitos de pedra calcária, talvez para fins religiosos."
Adler explicou que segundo a antiga lei ritual judaica, os vasos feitos de cerâmica tornavam-se facilmente impuros, tendo por isso de ser quebrados. A pedra, pelo contrário, era considerada um material que nunca se poderia tornar ritualmente impuro.

"Como resultado disso, os antigos judeus começaram a produzir alguma da sua louça de uso diário em pedra. Apesar de vasos em calcário serem bem conhecidos em muitos dos sítios arqueológicos espalhados por todo o país, é extremamente raro descobrir um sítio onde tais vasos eram de facto fabricados."
O arqueólogo prosseguiu afirmando que até agora só foram encontrados outros 2 locais semelhantes, na vizinhança de Jerusalém, demonstrando a importância que havia então na observância do ritual de purificação, "não só em Jerusalém, como até na longínqua Galileia."

IMPORTANTE PARA JUDEUS E PARA CRISTÃOS
As autoridades responsáveis pelos achados informaram que os mesmos são de grande importância para os peritos da época, tanto judeus como cristãos. Para os judeus, o achado comprova que a observância das leis rituais de purificação era ampla e não apenas confinada a Jerusalém, pelo menos até à época da revolta judaica de Bar Kokhba, que terminou no ano 135 d.C.

TALHAS DE PEDRA USADAS NOS DIAS DE JESUS?
Para os peritos cristãos, esta descoberta traz à luz um pouco mais do estilo de vida na época do Messias Jesus.
"O facto de os judeus desta época usaram talhas de pedra para fins religiosos está bem documentado nas fontes talmúdicas e também no Novo Testamento" - afirmou Yardenna Alexandre, arqueóloga especializada no estudo da Galiléia da época romana.
Alexandre alegou ainda que a descoberta constitui "uma irresistível ligação" ao relato das bodas de Caná registado no Novo Testamento, em que a água transformada miraculosamente em vinho pelo Messias Jesus tinha sido colocada em seis "talhas de pedra" que ali estavam para o habitual ritual da purificação dos judeus, podendo conter cada uma mais de 80 litros. O relato encontra-se no Evangelho segundo João, capítulo 2.
A evidência torna-se ainda mais clara quando se constata que o local da descoberta - Reineh - fica próximo da aldeia de Cafar Caná, que muitos acreditam ser o local do primeiro milagre de Jesus.
Segundo Alexandre, "É provável que grandes contentores em pedra do tipo mencionado no relato das bodas de Caná da Galileia tenham sido produzidos na região da Galiléia."

Shalom, Israel!



1 comentário:

Unknown disse...

Sempre quis saber como era essas talhas, creio que essas devem ser iguais as que Jesus " usou "