quarta-feira, maio 22, 2019

12 BÊNÇÃOS DE ISRAEL PARA ALIMENTAR O MUNDO - 1ª Parte

Israel foi escolhido pelo Eterno para abençoar o mundo. E a bênção do povo judeu para as nações não tem só a ver com questões espirituais - como se fossem poucas...! - mas também com as de foro material, económico e científico.
Neste artigo, vamos concentrar-nos apenas em algumas das principais bênçãos físicas que a nação de Israel tem oferecido ao mundo - neste caso, as principais 12 no campo da agricultura e produção de alimentos.

SEGURANÇA ALIMENTAR
A segurança alimentar é uma preocupação crítica à medida que a população mundial cresce e os recursos naturais vão escasseando. São assim essenciais soluções inteligentes para que se consigam produções agrícolas mais produtivas, sementes mais resistentes, fontes alternativas de nutrição, e armazenamento e conservação mais seguros dos alimentos.
Nenhum outro país - certamente nenhum tão pequeno e recente - tem contribuído com mais descobertas nestas áreas do que Israel.
Desde os anos 1950s que os israelitas não têm apenas conseguido encontrar formas milagrosas de trazer a vegetação verde aos seus desertos, como têm também partilhado as suas descobertas até bem longe...

12 FORMAS (ENTRE OUTRAS) PELAS QUAIS ISRAEL TEM ESTADO A ALIMENTAR O MUNDO

1 - Irrigação gota-a-gota
Apesar do conceito da rega pelo sistema gota-a-gota ser bem anterior à formação do moderno estado de Israel, ele foi na verdade revolucionado pelo engenheiro Simcha Blass nos anos 60 e continua até hoje a transformar a agricultura pelo mundo fora.
O sistema de tubagem com lento doseamento de água por gotejamento formou a base da empresa israelita mundialmente conhecida Netafim, e de outras pequenas empresas de fabrico e comercialização de sistemas de rega gota-a-gota e de micro-irrigação cujas soluções são utilizadas em todo o mundo.
Um exemplo de como o sistema israelita de irrigação gota-a-gota tem causado impacto na produção alimentar em outros países, é a "Tipa" (gota), um kit que possibilita a força da gravidade irrigar quando não há pressão de água em zonas rurais. O Ministério das Relações Externas de Israel tem fornecido kits Tipa a centenas de agricultores no Senegal, no Quénia, na África do Sul, no Benin e no Niger.
Uma média de 70% de toda a água no mundo vai para a irrigação, em parte porque algumas regiões ainda utilizam sistemas de rega com muita perda de água. Empresas israelitas de alta tecnologia, como a CropX, Saturas, Manna e SupPlant ajudam clientes no mundo inteiro a implementarem programas eficientes de irrigação por gotejamento que utilizam menos água e produzem mais e melhores produções.
Mas a inovação no sistema de irrigação gota-a-gota está em constante evolução. Em Fevereiro de 2019, a Netafim assinou um acordo de três anos para a colaboração na pesquisa com a empresa "Bayer", e com a Universidade tecnológica Ben Gurion para a pesquisa de solos, ferramentas digitais de prevenção, e tecnologia de última geração para o estabelecimento de melhores práticas no uso da irrigação por gotejamento como sistema de irrigação directa à raíz.

2 - Obtenção de mais grão para o mercado
A cada ano que passa cerca de um terço dos alimentos produzidos para consumo humano global acaba por se perder ou estragar.. Em países de baixos rendimentos, a maior parte dessa perda dá-se nas fases iniciais ou intermédias da cadeia de produção. Um problema é que a maioria dos grãos recentemente colhidos acaba por se estragar por meio de pestes e do mofo antes de chegar ao mercado.
O sistema israelita "GrainPro Cocoons" providencia a agricultores africanos e asiáticos uma forma simples e barata de conservarem de forma saudável os seus mercados de grão.
Os enormes sacos inventados pelo consultor internacional de tecnologia alimentar prof. Shlomo Navarro, mantêm o ar e a água fora do interior. Estes sacos têm sido usados em cerca de 100 países na África, América Latina e no Médio e Extremo Oriente.
A empresa de Tel Aviv "Amaizz" tem resolvido o problema dos agricultores sub-sarianos e indianos, através da secagem de grãos como o milho e que são sujeitos a infestações provocadas por fungos tóxicos bem como à destruição provocada por insectos e outros animais.
A "Amaizz" proporciona uma secagem eléctrica ou solar protegida, desinfestação e unidades de armazenamento que previnem das pestes e fungos. A empresa produz também unidades de armazenamento refrigerado para qualquer tipo de grão, para além de debulhadores de cevada e milho que encurtam o tempo, o esforço e os estragos nos grãos.
Estas tecnologias têm experimentado uma grande aceitação e êxito no mercado indiano.

3 - Salvar mangas da devastação provocada pela mosca da fruta
As mangas provêm a subsistência a milhares de agricultores nos países sub-desenvolvidos. Contudo, muitos produtores desta maravilhosa e deliciosa fruta nas Américas, Índia e África Ocidental têm simplesmente estado a desistir nestes últimos anos por verem uma elevada percentagem da sua produção arruinada por causa de várias espécies de moscas da fruta.
Esta situação tem estado a ser dramaticamente revertida através de um novo produto da empresa israelita "Biofeed", uma entre as 6 empresas start-up escolhidas no programa de inovação promovido entre Israel e a Índia.
Este novo produto não tóxico contém uma mistura de nutrientes, estimulantes e controle de agentes terapêuticos trazidos por um fluído controlado que acaba por matar os pequenos insectos.
Um teste realizado entre agricultores indianos provou a eficácia deste produto, dos 95% de produção afectada pela mosca da fruta aos menos de 5% conseguidos após a aplicação do mesmo.

4 - Agricultura de alta precisão
O vasto e crescente sector israelita de tecnologia agrícola de precisão compreende mais de 450 empresas oferecendo avançadas recolhas de informação e tecnologias de análise para produções agrícolas mais eficientes e produtivas.
Estes são apenas 4 dos muitos exemplos de empresas israelitas de alta precisão agrícola cujas soluções são utilizadas em todo o mundo:
"AgriTask" - permite que os agricultores integrem toda a sua informação proveniente de múltiplas fontes (imagem, estações metereológicas, sensores no terreno, etc.) numa só plataforma, acessível através de uma aplicação de telemóvel.
"Croptimal" - realiza testes precisos e em tempo real ao tecido de plantas, do solo e da água no terreno, reduzindo dramaticamente o procedimento padrão de análise feito em 10 dias, para menos de uma hora.
"Taranis" - combina as imagens aéreas de alta resolução à visão informática e à inteligência artificial, de forma a mostrar aos agricultores o que se vai passando nas suas culturas, até ao pormenor do insecto e das próprias folhas, analisando essa informação de forma a produzir apoio para a tomada de decisões.
"Prospera" - cria um sistema agrícola digital que colecciona, digitaliza e analisa vastas quantidades de informação para ajudar os agricultores a controlarem e a optimizarem as suas produções e sistemas de crescimento.

Continua...


Sem comentários: