sábado, maio 11, 2019

180.000 MUÇULMANOS REZAM PACIFICAMENTE NO MONTE DO TEMPLO NA PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DO RAMADÃO

Com as restrições habituais aliviadas pelas autoridades israelitas para que os árabes muçulmanos que vivem na Judeia e na Samaria se possam deslocar a Jerusalém, mas mesmo assim com um grande dispositivo policial por parte de Israel, dezenas de milhares de palestinianos muçulmanos puderam deslocar-se ao terceiro lugar mais sagrado para o islamismo afim de rezarem na primeira Sexta-Feira da celebração anual do Ramadão. 
Segundo as autoridades, tudo decorreu em paz e sem quaisquer conflitos.

180.000 FIÉIS
Segundo a organização "Jerusalem Islamic Waqf", que administra o espaço do Monte do Templo, estiveram ontem na esplanada cerca de 180.000 fiéis muçulmanos - um aumento substancial de 50% face ao ano anterior, em que se calcula terem estado 120 mil.
Segundo Azzam al-Khatib, director geral da Waqf, as multidões chegaram ao local "apesar dos postos de controle e da enorme presença da segurança."
A polícia israelita informou que deslocou centenas de militares e polícias de fronteira, "de forma a assegurar que dezenas de milhares de fiéis pudessem chegar ao local e ao mesmo tempo prevenir quaisquer incidentes durante o dia."

COORDENAÇÃO ENTRE ISRAEL E A AUTORIDADE PALESTINIANA
Segundo informações prestadas ontem, terá melhorado este ano a coordenação entre as autoridades palestinianas e israelitas, dessa forma facilitando o acesso a Jerusalém. 
Muito ter-se-à devido à abertura por parte de Israel em Fevereiro passado de uma nova travessia que dá acesso à entrada no local.
Segundo as autoridades israelitas, cerca de 75.000 fiéis terão vindo ao Monte oriundos das regiões da Judéia e Samaria. Neste mês do Ramadão, o mais sagrado para os muçulmanos de todo o mundo, Israel costuma aliviar as restrições ao acesso ao Monte do Templo, comprovando dessa forma que proporciona plena liberdade de culto a todas as religiões na Cidade santa de Jerusalém, a sua eterna capital.
Todos os homens com mais de 40 anos e crianças com menos de 12 têm livre acesso à Cidade durante todas as Sextas-Feiras em que durar o Ramadão, não havendo quaisquer restrições para as mulheres.

Shalom, Israel!

Sem comentários: