terça-feira, maio 21, 2019

ISRAEL ALARGA ZONA PESQUEIRA DE GAZA - POSSIVELMENTE COMO RESULTADO DO ACORDO DE CESSAR FOGO DE 6 MESES COM O HAMAS

Num gesto de boa vontade, Israel estendeu os limites da zona pesqueira de Gaza para as 15 milhas náuticas a partir da costa - 27,8 quilómetros - dessa forma contribuindo para a prosperidade daquele enclave palestiniano e, segundo se pensa, como primeira medida resultante do recente acordo de cessar fogo com o Hamas e que terá uma duração inicial de 6 meses.
Segundo o militar israelita responsável pela ligação com os palestinianos, esta medida visa prevenir "a deterioração das condições humanitárias na Faixa de Gaza e é consistente com a política de fazer distinção entre os terroristas e o resto da população."

Apesar de Israel recusar-se a reconhecer oficialmente a existência de um acordo de cessar-fogo, parece mesmo assim estar a ajustar-se aos seus preceitos.


CESSAR FOGO?
Ontem à noite, o canal 12 da TV israelita informou que o acordo inclui a obrigação de o Hamas parar com a violência junto à vedação fronteiriça, mantendo uma zona "tampão" de 300 metros junto da mesma, o fim do lançamento de balões incendiários dirigidos às comunidades israelitas e dos confrontos nocturnos entre o Hamas e as forças de segurança israelitas, e ainda acabar com as flotilhas que tentam penetrar na fronteira marítima que separa Israel de Gaza.
Como "moeda de troca", Israel alargou a zona pesqueira de Gaza, irá também permitir os programas das Nações Unidas "dinheiro em troca de trabalho", a entrada de medicamentos e de outra ajuda de carácter civil, e a abertura de negociações nas áreas da electricidade, travessias, cuidados de saúde e finanças.
Se o acordo for respeitado, Israel e o Hamas poderão alegadamente negociar uma troca de prisioneiros. O grupo terrorista mantém reféns dois cidadãos israelitas, e retém ainda os restos mortais de dois soldados israelitas.
Este cessar fogo terá sido mediado pelo Egipto e pelas Nações Unidas. 

Shalom, Israel!

Sem comentários: