quarta-feira, maio 29, 2019

ENVIADO DE TRUMP INICIA CONTACTOS COM LÍDERES EM ISRAEL E JORDÂNIA PARA APRESENTAÇÃO DO "PLANO DO SÉCULO"

O mais que esperado "plano de século" - o suposto plano de paz proposto pela administração de Donald Trump para o Médio Oriente - parece começar a dar os primeiros passos, com o início previsto para amanhã de um périplo de visitas a vários países europeus e a Israel e Jordânia para "vender" o plano, ainda que tudo leva a crer que o mesmo encontrará cepticismo por parte da maioria dos líderes europeus e não só.
A equipa norte-americana responsável pelos contactos é presidida pelo "arquitecto" do plano, o genro do próprio presidente Trump, o judeu Jared Kushner.
A primeira fase do "plano" será a cimeira económica a realizar no Barhein, entre 25 e 26 de Junho, e visa atrair financiamentos árabes para os territórios palestinianos em Israel.
Esta cimeira não incluirá no entanto as questões políticas principais, tais como as fronteiras de um hipotético estado palestiniano, o estatuto de Jerusalém e a questão dos refugiados palestinianos.
O périplo a iniciar amanhã incluirá Marrocos, Jordânia, Israel e Europa.
Os líderes palestinianos anunciaram desde o início que não participarão nesta cimeira, alegando não concordarem com os parâmetros da mesma...

Shalom, Israel!

1 comentário:

Israel Rodrigues disse...

Eu estive pesquisando mais sobre esse acordo de paz com Israel em um site internacional, Israel Hayom, e notei duas coisas importantes onde a Arabia Saudita e os Emirados arabes sao dois países importantes e influentes no Golfo Pérsico. Esses dois países ja aceitaram o convite de Jared Kushner. O outro ponto importante é que o Egito será o mediador deste suposto "acordo do século". Pra mim tem tudo para fracassar esse acordo, mas possa ser que eu esteja errado e este acordo seja firmado, isto só o tempo dirá. Deixo o link da noticia para averiguação. https://www.israelhayom.com/opinions/the-deal-of-the-century-is-splitting-the-arab-world/