terça-feira, abril 16, 2024

COMO, ONDE, E QUANDO IRÁ ISRAEL REAGIR AO ATAQUE IRANIANO?


A grande e inquietante questão que paira por todo o lado é: como e quando irá Israel responder ao vil ataque do Irão da madrugada do passado Domingo? Que vai responder com dureza já se sabe, quando, onde e como é a grande questão que tem levado os líderes europeus a pedir a Israel que seja contido e não provoque o alastramento do conflito em toda a região do Médio Oriente. Ao dar uma resposta viril ao criminoso regime iraniano, Israel fá-lo-à de surpresa, como é sua prática habitual. O Irão já ameaçou com um ataque muito maior e com "armas desconhecidas" caso Israel intervenha.

A MENTIRA IRANIANA QUE TODOS COMPRARAM

Infelizmente, neste mundo invertido em que vivemos, a mentira convence mais do que a verdade revelada pela investigação dos factos. A comunicação social farta-se de despejar a mentira de que o hediondo ataque do Irão contra Israel foi um acto "justificado" de retaliação contra um alegado ataque israelita `"embaixada" do Irão em Damasco, capital da Síria. Ora, tudo isto é uma enorme mentira, uma vez que a ter sido Israel, o edifício atacado não foi nenhuma embaixada iraniana - que aliás continua a funcionar normalmente - mas sim um prédio contíguo à mesma e onde se reuniam alguns dos principais líderes terroristas iranianos para planear novas estratégias de ataques a Israel. 

Infelizmente, esta mentira passou a "verdade justificativa" da violenta reacção iraniana, tal como os criminosos queriam, sabendo que o mundo aceitaria essas alegações, tal como aceita como verdadeiros os números de mortos palestinianos diariamente publicados pelo Hamas...

ISRAEL ESTÁ NO SEU DIREITO DE RETALIAR

Não obstante os apelos dos líderes europeus e outros, pedindo contenção a Israel, o gabinete de guerra já decidiu responder na hora, no local e forma certa, acrescentando que a forma de o fazer não irá provocar um conflito global. Por outro lado, juntamente com os EUA, está a trabalhar no sentido de conseguir uma aliança regional contra Teerão, uma vez que vários estados da região não são pró-Irão e inclusivamente possibilitaram a utilização dos seus espaços aéreos para que as aviações israelita, norte-americana, britânica e francesa pudessem interceptar e abater os mísseis e drones disparados pelo Irão. 

SANÇÕES CONTRA O IRÃO

A União Europeia está entretanto a tentar aplicar novas sanções ao regime iraniano, especificamente ao seu programa de construção de drones. A ministra alemã dos Negócios Estrangeiros está neste momento em viagem para Israel, não só para demonstrar a solidariedade do seu país a Israel, mas também para tentar "prevenir o escalar" do conflito. Hoje mesmo haverá uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 países da União Europeia para abordar o actual conflito, esperando-se que daí possam surgir pesadas sanções ao Irão. 

Por outro lado, Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, informou estar a preparar a imposição de novas sanções ao Irão durante a reunião do Fundo Monetário Internacional a decorrer hoje mesmo em Washington, indo também apelar aos outros países ali representados que sigam os mesmos passos. 

Shalom, Israel!

1 comentário:

Marcelo disse...

O ataque ao Irã não precisa partir do Estado de Israel, mas de judeus espalhados pelo mundo.