sábado, abril 13, 2024

IRÃO SEQUESTRA NAVIO DE BANDEIRA PORTUGUESA. ISRAEL PEDE SANÇÕES CONTRA O IRÃO


Um navio cargueiro da empresa MSC, com pavilhão português e alegadamente ligado a um empresário israelita foi esta manhã sequestrado por forças iranianas no estreito de Ormuz. O navio MSC Aries foi interceptado por um helicóptero que se supõe pertencer à guarda revolucionária iraniana. O Irão confirmou entretanto ter sequestrado "um navio estrangeiro com ligações ao regime sionista."

O governo português já veio entretanto informar que não existem cidadãos portugueses a bordo, tendo já pedido esclarecimentos a quem de direito. A companhia MSC informou já estar em contacto com as autoridades para assegurar a segurança dos 25 tripulantes e a devolução do navio.


Portugal confirmou que o MSC Aries navega sob pavilhão português, com registo na ilha da Madeira, e que a empresa proprietária da embarcação - a Zodiac Maritime Limited - tem sede em Londres. O navio de contentores encontrava-se a navegar entre os Emirados Árabes Unidos e a Índia, onde deveria chegar no próximo dia 15 de Abril. 

Este incidente poderá ter a ver com a ameaça iraniana a Israel, como "castigo" pelo ataque alegadamente israelita em Damasco que matou 16 pessoas, entre as quais 7 membros da força Quds da Guarda Revolucionária iraniana, o exército ideológico de Teerão através do qual o regime exerce influência regional. 

ISRAEL PEDE SANÇÕES E CLASSIFICAÇÃO DA GUARDA REVOLUCIONÁRIA COMO ORGANIZAÇÃO TERRORISTA

O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, veio acusar o Irão de pirataria, reclamando sanções contra o regime: "O regime de Khamenei é um regime criminoso que apoia os crimes do Hamas e está a conduzir uma operação pirata em violação da lei internacional."

"Peço à União Europeia e ao mundo livre para que declare imediatamente a Guarda Revolucionária do Irão como organização terrorista e sancione já o Irão" - pediu Katz.


Entretanto, num vídeo gravado em inglês, o porta-voz das IDF Daniel Hagari, veio avisar que o Irão "carregará as consequências de escolher a escalada da situação."

"O Irão financia, treina e arma proxies terroristas pelo Médio Oriente e mais além. O Hamas, apoiado pelo Irão iniciou esta guerra no 7 de Outubro. O Hezbollah, apoiado pelo Irão, expandiu esta guerra em 8 de Outubro. E desde então milícias no Iraque e na Síria apoiadas pelo Irão, e os houthis, no Iémen, apoiados pelo Irão, têm expandido isto para um conflito global."

"O Irão é o maior estado do mundo que apoia o terrorismo. A sua rede terrorista não ameaça apenas o povo de Israel, Gaza, Líbano e Síria. O regime do Irão alimenta a guerra na Ucrânia e mais além" - afirmou Hagari. 

"Israel está em alerta máximo. Aumentámos a nossa prontidão de forma a proteger Israel de mais agressões iranianas. Estamos também preparados para responder. As Forças de Defesa de Israel estão preparadas para todos os cenários e darão os passos necessários - juntamente com os nossos aliados - para proteger o povo de Israel."

Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

Complicado