terça-feira, maio 13, 2008

ELA SALVOU 2.500 CRIANÇAS...


Morreu ontem aos 98 anos num hospital de Varsóvia o "Anjo de Varsóvia", uma mulher polaca que se tornou heroína ao ter salvo a vida a 2.500 crianças do gueto de Varsóvia durante a 2ª Guerra Mundial.
Irene Sendler arriscou a sua vida entre os anos 1940-43 para salvar as crianças da morte nos campos de exterminação nazis, tendo sido homenageada pelo Museu do Holocausto.
Ainda antes da guerra, Irene Sendler já trabalhava com famílias judias pobres em Varsóvia. Após a invasão nazi da Polónia em 1939, ela enfrentou graves riscos para ajudar judeus encurralados pelos nazis no gueto de Varsóvia.
No final de 1942, Sendler juntou-se ao Zegota, um movimento de resistência anti-nazi formado por polacos que ajudavam os judeus. Foi então que ela começou a dificílima tarefa de contrabandear bébés e crianças judias para fora do gueto, levando-as a escapar a uma morte certa.
Entre Outubro de 1940 e Abril de 1943, a sua equipa de cerca de 20 pessoas ajudou a salvar 2.500 crianças, na altura em que os nazis incendiavam o gueto, matavam os residentes a tiro, ou enviavam-nos para os campos de concentração.
Mais tarde esta heroína foi homenageada pelo Yad Vashen, em Jerusalém. Esta assistente social foi também proposta para o prémio Nobel para a Paz, pelo seu contributo inquestionável para o bem da humanidade.
Na verdade, uma mulher justa!
Shalom, Israel!

Sem comentários: