terça-feira, setembro 07, 2010

SHANA TOVA! BOM ANO NOVO!

Termina amanhã o ano 5.770 do calendário judaico, iniciando-se ao pôr do sol de amanhã o NOVO ANO, o "Rosh Hashanah", cuja celebração termina na sexta-feira, 10 de Setembro. É o início de um novo ano e o início do mês de Tishri.
Este início de um novo ano é celebrado com buzinadelas fortes de shofar (corno de carneiro) nas sinagogas e nos ajuntamentos familiares. Todas as lojas e actividades encerram em Israel. É a conhecida FESTA DAS TROMBETAS.
Este toque das trombetas ("shofar") é uma conclamação ao ajuntamento do povo de Israel e tem também um sentido profético: "Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, já está perto; convertei-vos a Mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque Ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-Se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal." (profeta Joel 2:1, 12 e 13).
E com o alerta soado pelas trombetas, vem o Juízo. Os primeiros 10 dias do mês de Tishri representam a tribulação sobre a terra (10 pragas sobre o Egipto), para limpá-la de todo o mal. De forma especifica, do Rosh Hashanah (2 dias de festa) até ao princípio do YOM KIPPUR (dia da expiação) são 7 dias literais (7 anos de tribulação, ou seja: a última semana de Daniel), cujo período final será o "tempo de angústia de Jacob" (Jeremias 30:7).
Muitos crêem também que o "toque da trombeta" terá também a ver com a "recolha dos escolhidos" do Senhor: "E Ele enviará os Seus anjos com rijo clamor de trmbeta, os quais ajuntarão os Seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus." (evangelho de Mateus 24:31); "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" (epístola aos Tessalonicenses 4:16, 17).
O toque do shofar, ou da trombeta, é assim um aviso solene, uma conclamação ao ajuntamento do povo de Deus, e um sinal de vitória para os eleitos de Deus!
Espero que todos nós estejamos prontos e preparados para esse grande Dia!
Shalom, Israel!

Sem comentários: