sexta-feira, setembro 17, 2010

YOM KIPPUR

Começa esta noite, ao pôr do sol, o dia mais solene de todo o calendário judaico, portanto um dia de contrição, o chamado "Dia da Expiação" - YOM KIPPUR.
Este é o dia em que grande parte dos judeus jejuam e oram, pedindo perdão a Deus dos seus pecados, e tentando ser melhores pessoas.
Segundo a Torá, este Dia: "irá expiar por vós, para vos purificar de todos os vossos pecados diante de Deus". Esta expiação é no entanto acompanhada por "teshuvah", um processo que inclui introspecção, confissão de pecados, remorso e um compromisso para não os repetir. A pessoa tem também neste período de pedir perdão àqueles que ofendeu ao longo do ano.
O jejum inicia-se hoje logo antes do pôr-do-sol e dura umas 25 horas, durante as quais o judeu comungante não pode comer nem beber, não pode usar sandálias de couro, usar perfumes, tomar banho e ter relações sexuais. Ao fim do jejum, há um estridente toque do shofar.
Nestas 24 horas todo o Israel vai parar. Não haverá transportes públicos, emissões electrónicas, e praticamente todo o comércio e serviços estarão encerrados. Grandes reuniões de oração são conduzidas por todo o país.
Segundo a tradição judaica, Deus regista o destino da pessoa para o próximo ano num "livro" no dia do Rosh Hashanah e aguarda até ao Yom Kippur para escrever o Seu veredicto sobre aquela pessoa.
Logo após o jejum, é suposto beber-se algo doce como chá ou limonada e comer um pedaço de bolo de mel.
As Forças de Defesa de Israel estão no entanto em prevenção máxima, com 300 polícias destacados em Acre, comboios e autocarros parados, e as entradas para a Margem Ocidental fechadas. Como a História já provou, os inimigos de Israel não respeitam as solenidades judaicas para cometer as sua atrocidades...
Shalom, Israel!

Sem comentários: