quinta-feira, janeiro 09, 2014

JERUSALÉM: A PRÓXIMA PEDRA DE TROPEÇO NAS CONVERSAÇÕES ENTRE ISRAELITAS E PALESTINIANOS

Não se sabe até que ponto estas actuais conversações de paz entre israelitas e palestinianos "forçadas" pela administração norte-americana, na pessoa de John Kerry, têm alcançado algum sucesso. O representante de Obama tem andado num verdadeiro rodopio entre Israel e os EUA desde há seis meses, mas agora enfrenta uma barreira muito mais pesada e quiçá intransponível: Jerusalém.
Representantes israelitas que se encontraram com Kerry durante a sua última visita a Israel afirmaram que há um consenso entre a população israelita para que se alcance um estatuto final num acordo de paz que leve à criação de um estado palestiniano. Essa é a verdade actual, por muito que nos custe aceitar.
Mas por outro lado é também verdade que a grande maioria dos israelitas têm afirmado consistentemente que não estão dispostos a voltar a dividir Jerusalém e ceder a parte oriental da Cidade afim de se tornar a capital de um estado palestiniano.
Alguns membros do governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu temem que ele esteja pronto a ceder sob a pressão dos americanos e por isso estão preparando legislação a apresentar na próxima semana que permita ao Knesset (parlamento) interditar negociações sobre o futuro estatuto de Jerusalém.
Por outro lado, os líderes palestinianos têm-se comprometido entre eles a não assinarem qualquer acordo que não inclua o controle palestiniano sobre Jerusalém oriental, incluindo a Cidade velha e o Monte do Templo.
Já há muito tempo que Washington tem vindo a reconhecer o obstáculo impossível que Jerusalém representa. É por essa razão que a questão de Jerusalém tem sempre sido posta de lado e classificada como um tópico para o "estatuto final" a ser debatido numa data posterior.
Essa data está no entanto a aproximar-se rapidamente, e o governo de Jerusalém vai simplesmente provar mais uma vez que um processo de paz "fabricado" por homens sob as circunstância actuais não é simplesmente alcançável.
Para quem conhece as Escrituras proféticas, isto não é nenhum surpresa. O profeta Zacarias previu que nos últimos dias Jerusalém seria uma "pedra pesada" e um "cálice de tontear":
"E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que carregarem com ela certamente serão despedaçados, e ajuntar-se-ão contra ela todas as nações da terra." - Zacarias 12:3

Shalom, Israel!


3 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo Fontoura, sobre a pressão dos anti-semitas Obama e Kerry contra Israel, aconselho-o a ler esta notícia:

http://amigodeisrael.blogspot.pt/2014/01/mais-sinais-dos-tempos.html

Anónimo disse...

São dignos de pena aqueles que tentam ir contra a vontade do Eterno.

Fabiana

Anónimo disse...

Vai ver que eles esteão deixando este acontecimento para o homem ímpio ou anticristo como um falso prodígio. 2 tessalonicenses cap. 2.