sábado, fevereiro 20, 2016

MORREU UMBERTO ECO, UM FORTE CRÍTICO DO ANTI-SEMITISMO

Um dos mais prestigiados escritores europeus da actualidade, o italiano Umberto Eco, partiu deste mundo ontem à noite, aos 84 anos, após uma prolongada luta contra o cancro.
O autor do mundialmente conhecido "O Nome da Rosa", traduzido em 43 línguas e com vendas próximas dos 10 milhões de exemplares, mas que foi catapultado através do filme com o mesmo nome com Sean Connery no papel principal, era também um feroz crítico dos esforços para boicotar culturalmente Israel. 
Em 2011, durante a Feira Internacional do Livro em Jerusalém, em que participou como convidado oficial, Umberto Eco falou aos repórteres que considerava "uma loucura absoluta e fundamentalmente racismo identificar um erudito, um cidadão privado, com as políticas do seu governo."
Numa das suas mais recentes novelas, "O Cemitério de Praga", escrita em 2010, Umberto Eco descreve os passos iniciais do ressurgimento do anti-semitismo moderno, incluindo o "caso Dreyfus", a publicação de "Os Protocolos dos Sábios de Sião" (um dos livros que serviu de inspiração a Hitler para os campos de concentração nazis), e outros eventos envolvendo jesuítas, maçons e satanistas.
Segundo testemunhou o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, "ele era um extraordinário exemplo de um intelectual europeu. Ele incorporava tanto a inteligência singular do passado como uma incansável capacidade de antecipar o futuro."

Sem dúvida! 

Shalom!

Sem comentários: