segunda-feira, julho 23, 2018

NUMA APLAUDIDA OPERAÇÃO HUMANITÁRIA, ISRAEL EVACUA 800 ELEMENTOS DOS "CAPACETES BRANCOS" SÍRIOS


Numa operação nocturna e extremamente arriscada, mas coordenada a pedido dos EUA e com a colaboração da vizinha Jordânia, o exército de Israel procedeu ao resgate de cerca de 800 membros dos "capacetes brancos" sírios, um grupo anti-governamental que se dedicava a actuar nas zonas de guerra para ajudar e evacuar os feridos civis resultantes dos combates.
Israel procedeu à evacuação destas pessoas, passando-as depois para o lado da Jordânia, de onde serão enviadas para vários países que já se propuseram aceitá-las como refugiados.

OPERAÇÃO HUMANITÁRIA
Segundo Emmanuel Nahshon, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, esta operação humanitária foi feira a pedido dos EUA, Canadá e de países europeus: "Mediante pedidos dos EUA, Canadá e de países europeus, Israel completou um esforço humanitário para resgatar membros de uma organização civil síria - "Capacetes Brancos" - e suas famílias. Eles foram evacuados da zona de guerra no Sul da Síria para um país vizinho."
Sabe-se que esse "país vizinho" é a Jordânia.

"CAPACETES BRANCOS"
Os "capacetes brancos", conhecidos oficialmente como "Defesa Civil Síria", são uma organização voluntária que opera em partes da Síria controladas pelos rebeldes, e também na Turquia. Criado em 2014 após o eclodir da guerra civil na Síria, o grupo realiza operações de busca e salvamento em resposta aos bombardeamentos, resgates médicos, evacuação de civis de zonas em conflito, e serviços básicos de entrega de bens essenciais. Até Abril de 2018 a organização alega ter salvo mais de 114.000 vidas, tendo perdido 204 dos seus membros em todo o processo.

VÍTIMAS DE ACUSAÇÕES
A organização dos "capacetes brancos" tem sido alvo de uma campanha de desinformação por parte dos regimes sírio e russo, com falsas alegações de terem ligações estreitas com actividades terroristas, acusando-os inclusive de serem os perpetradores dos ataques químicos contra civis, que se sabe terem sido provocados pelos sírios e pelos russos. 

EVACUAÇÃO
Os EUA iniciaram o processo de evacuação dos membros da organização antes que as tropas sírias e russas invadam o terreno onde agora se encontram. 
O Ministério jordano para os Negócios Estrangeiros já veio entretanto confirmar ter permitido que a ONU organizasse a passagem destes refugiados pelo seu território, antes de serem instalados em vários países ocidentais.

ELOGIOS 
Entretanto, o enviado norte-americano para o Médio Oriente Jason Greenblatt já elogiou a "corajosa operação humanitária" realizada por Israel, acrescentando ainda que foi uma operação "rápida e e segura", tendo Israel resgatado o maior número possível de pessoas. 
Tanto a Inglaterra como a própria União Europeia também já vieram elogiar esta operação humanitária conduzida por Israel.

Shalom, Israel!




Sem comentários: