segunda-feira, setembro 24, 2018

COMEÇOU A FESTA JUDAICA DOS TABERNÁCULOS

Iniciou-se ontem à noite a última festa do calendário bíblico judaico: a Festa do Sucote (Cabanas), conhecida como "Festa dos Tabernáculos", e que tem uma duração de 7 dias.
Esta festa bíblica lembra a passagem do povo de Israel pelo deserto, durante 40 anos, a caminho da Terra da Promessa, a Terra de Israel.
É por isso habitual construírem-se um pouco por todo o lado cabanas, especialmente nos bairros mais religiosos, no terraço das casas, nas varandas e marquises e em espaços abertos, onde alguns judeus passam a noite, e onde as famílias se juntam para as refeições, lembrando os dias da peregrinação dos seus pais.
Normalmente são os judeus mais devotos que levam a sério esta celebração repleta de alegria, passando estes 7 dias nas cabanas, seguindo o mandamento divino de Levítico 23:42.
Os tectos das cabanas são revestidos com ramos e folhas de árvores, e as crianças divertem-se a decorar as cabanas com vários tipos de frutos típicos desta estação do ano. 

A maior parte da população israelita aproveita no entanto esta semana de feriado para passear, participar em eventos culturais e festivais de música, visitar museus, galerias de arte, etc.
Esta festa também é denominada como "Festival das Nações", reunindo em Jerusalém milhares de pessoas oriundas dos quatro cantos da terra, muitos deles cristãos que vêm celebrar a festa em conjunto com os judeus.
O profeta Zacarias anunciou que quando o Messias vier reinar em Jerusalém as nações do mundo inteiro subirão à Cidade santa para celebrar a festa dos Tabernáculos - Zacarias 14:16-17.
Nessa altura, o Messias Jesus será o tabernáculo (o abrigo) para o Seu povo, em Jerusalém.

Shalom, Israel!


1 comentário:

Olga disse...

Amém... Que Deus abençoe grandemente Israel!
Shalom! Shalom! Shalom!
Olga