quinta-feira, setembro 20, 2018

INAUGURADO HOJE O COMBOIO RÁPIDO ENTRE JERUSALÉM E O AEROPORTO BEN GURION

Mesmo faltando completar o troço da linha férrea que liga o aeroporto à cidade de Tel Aviv, foi hoje celebrado "um momento histórico" - nas palavras do primeiro-ministro Netanyahu - com a inauguração do primeiro comboio rápido a circular entre o aeroporto e a capital Jerusalém. 
A alegria are visível nas expressões de Netanyahu e do ministro para os Transportes de Israel, Katz, ao embarcarem na viagem inaugural de comboio rápido que os levaria ao terminal do aeroporto Ben Gurion.

Os dois desceram em 3 enormes escadas rolantes os 80 metros que separam a nova estação de comboios Yitzhak Navon, em Jerusalém da superfície, afim de adentrarem no comboio inaugural que iniciou a agora denominada "linha do Rei David."
Os atrasos na ligação eléctrica do trecho que liga ao aeroporto a Tel Aviv impediram o comboio de seguir até ao seu planeado destino final, mas mesmo assim já foi possível experimentar a inovação férrea que certamente irá facilitar as deslocações de inúmeros passageiros e aliviar o habitualmente congestionado tráfego rodoviário entre as duas grandes cidades.
Quando toda a linha estiver pronta, a viagem entre as duas cidades levará apenas 28 minutos. Ninguém neste momento se atreve a anunciar a abertura do troço em falta, uma vez que os trabalhos são feitos durante a noite para não prejudicar o tráfego diurno que é realizado nessa linha.
Quando a obra estiver pronta, haverá uma circulação de 4 comboios por hora em ambas as direcções, a uma velocidade máxima de 160 quilómetros por hora.

35 MINUTOS PARA O AEROPORTO
Neste momento, com o troço já aberto e com 2 comboios a circular a cada hora a partir da próxima Terça-Feira, a viagem demorará 25 minutos, e calcula-se em 20.000 o número de pessoas que farão uso dessa linha todos os dias.

Este projecto já foi planeado em 2001, com as obras a se iniciarem em 2005 e um orçamento de quase 1 bilião de dólares, mas constantes interrupções provocadas por diversas situações têm estado a adiar a inauguração efectiva da linha férrea.

Neste momento a obra já está a custar cerca de 1,8 biliões de dólares.

Só para este trecho foram rasgados 5 túneis e vários quilómetros de pontes férreas, permitindo vistas arrebatadoras dos montes que cercam Jerusalém.

Shalom, Israel!



1 comentário:

Victor Nunes disse...

GOVERNO BOM É ASSIM ADMINISTRA BEM O PAÍS DEUS ABENÇOE AINDA MAIS A ISRAEL