terça-feira, dezembro 04, 2018

ISRAEL LANÇA GRANDE OPERAÇÃO PARA DESTRUIÇÃO DE TÚNEIS DE ATAQUE DO HEZBOLLAH NA FRONTEIRA COM O LÍBANO

Com o início esta manhã da operação israelita para a destruição de túneis escavados pelos terroristas do Hezbollah para penetrarem em solo israelita, um túnel de 200 metros de comprimento foi já descoberto por Israel, sendo que o mesmo penetrava cerca de 40 metros dentro do interior do território judaico, na direcção de Metulla.
Segundo declarações prestadas pelos militares israelitas, este "é um dos garantidamente muitos" túneis de ataque fronteiriços escavados pelo grupo terrorista Hezbollah. Este agora descoberto, iniciava-se debaixo de uma casa na aldeia libanesa de Kafr Kila, e tentava dar acesso subterrâneo à aldeia israelita de Metulla.
Esta operação denominada "Escudo do Norte" visa encontrar e destruir as passagens subterrâneas ofensivas a partir do território do Líbano, que o exército afirma não estarem ainda operacionais, nem representarem um perigo imediato para Israel.


"Nesta altura, depois de se expôr o túnel, os soldados das FDI estão a conduzir esforços operacionais de engenharia antes de neutralizarem os túneis" - consta na declaração das Forças de Defesa de Israel.

"ESTE É O PRIMEIRO DIA..."
Segundo as mesmas declarações das FDI, este é o primeiro dia das operações, estando as forças israelitas "preparadas para todas as opções." E o comunicado avisa que as intervenções israelitas podem ultrapassar os limites do seu próprio território: "A neutralização dos túneis não terá necessariamente lugar dentro do nosso território."

"UM TÚNEL ESPAÇOSO"
Este túnel agora exposto por Israel tem um comprimento de aproximadamente 200 metros, e encontra-se a uns 25 de profundidade. Tem uma altura e uma largura de dois metros, o que o torna significativamente maior do que os previamente escavados pelo Hamas em Gaza.
Segundo as FDI, o túnel terá levado 2 anos a ser escavado - mais do que o habitual, devido à dureza do terreno na fronteira entre o Líbano e Israel - e tinha já linhas eléctricas e telefónicas, bem como um sistema de ventilação.

Esta é mais uma clara e flagrante violação do território israelita pelo grupo islâmico terrorista Hezbollah.
"Esta é a mais clara prova da violação da Resolução 1701 das Nações Unidas que fez cessar a Segunda Guerra no Líbano" - afirmaram os responsáveis das FDI. 

Shalom, Israel!


1 comentário:

Ruben Fontoura disse...

Essa gente faz-me pena.Tanto trabalho e canseira a construírem as suas tocas e de repente vem o eterno inimigo e destrói-lhes tudo em poucas horas. Como eu vou lastimar tamanha injustiça. O Alá mais uma vez não os protegeu do terrível perigo. Não desanimem: cavem, cavem mais. Pode ser que encontrem uns pocitos de petróleo!