sexta-feira, fevereiro 22, 2019

ISRAEL ENVIA COM ÊXITO SONDA ESPACIAL "BERESHEET" (GÉNESIS) COM UMA BÍBLIA PARA A LUA

Tudo leva a crer que Israel será o 4º país do mundo a colocar uma sonda espacial na lua!
Esta madrugada, às 03H45 (hora de Israel), a sonda espacial israelita "Beresheet" - do hebraico ("GENESIS") - partiu para o espaço a bordo de um foguetão "Falcon 9", da empresa espacial norte-americana "SpaceX", enviado a partir da plataforma do Cabo Canaveral, no estado da Florida, EUA, colocando Israel mais próximo de ser o quarto país a colocar uma sonda espacial na lua.
O lançamento correu com pleno sucesso. 38 minutos após o lançamento, a sonda desprendeu-se do foguetão "Falcon 9", testando a sua capacidade de se mover autonomamente. 
Centenas de pessoas juntaram-se nas instalações das "Indústrias Aeroespaciais de Israel", em Yehud, Israel, para acompanharem o lançamento do projecto. O próprio primeiro-ministro israelita considerou-o como "um grande passo para Israel, e um passo gigantesco para a tecnologia de Israel."
Este veículo espacial israelita pesa 585 quilos e mede cerca de 1,5 metros.

GÉNESIS
A sonda "Beresheet" (Génesis) irá medir o campo magnético lunar e recolher dados que permitam compreender melhor a formação da lua, a serem partilhados com a agência espacial norte-americana "NASA".
O projecto israelita custou cerca de 88 milhões de euros, financiados quase na totalidade por fundos privados, e foi iniciado no quadro de uma competição internacional patrocinada pela multinacional "Google", que desafiava cientistas e empreendedores a colocarem um veículo robotizado em solo lunar com orçamentos baixos.

A BÍBLIA NA LUA
Juntamente com a sonda, segue uma cápsula que contém discos com gravações de desenhos de crianças, canções, símbolos israelitas e textos bíblicos do Antigo Testamento.
"Pedi para que um Tanakh (Antigo Testamento), uma bandeira israelita e um texto "Am Yisrael Chai" (O povo de Israel vive) fossem levados para a lua" - informou Netanyahu, acrescentando: "Eles disseram-me: Tudo bem. Já cuidámos disso."

"NO PRINCÍPIO"
O nome escolhido para a sonda "Beresheet" foi resultado de uma votação pública. A palavra hebraica traduz-se como "Génesis", mas também pode significar "No princípio..."
A Bíblia hebraica transportada pela sonda está gravada em nanotecnologia num pequeno círculo metálico do tamanho de uma moeda. Para além da Bíblia, seguem também uma cápsula do tempo que inclui o texto da Declaração de Independência de Israel e o Hino Nacional, as memórias de um sobrevivente do Holocausto, desenhos do espaço e da lua feitos por crianças, a "Oração do Viajante" e uma anotação do falecido presidente Shimon Peres. A cápsula inclui ainda uma foto do astronauta israelita Ilan Ramon, falecido a bordo do "Space Shuttle" Columbia, em 2003, e ainda um disco contendo 30 milhões de páginas de um arquivo americano.

A jornada da sonda levará 7 semanas, esperando-se que chegue à lua no dia 11 de Abril, "alunando" no Mar da Serenidade.
Até agora só os EUA, a Rússia e a China é que conseguiram colocar uma sonda espacial na lua, pelo que, se tudo correr conforme o previsto, Israel tornar-se-à no quarto país a conseguir esta façanha.

Israel mais uma vez na linha da frente. Shalom, Israel!



1 comentário:

Olga disse...

Parabéns! Escolhas lindas!
Vamos continuar crendo que dias melhores virão... Que as novas gerações possam ter sempre a esperanca no futuro e a consciência do que foi o passado... até para não repeti-lo!
Shalom Israel!
Olga